Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/12/19 às 11h39 - Atualizado em 27/01/20 às 17h21

Câncer

 

No período de 17 a 19 de dezembro, a equipe do Laboratório de Patologia Molecular do Câncer da Faculdade de Medicina da UnB fez um treinamento com a tecnologia de sequenciamento por semicondutores para detectar o conjunto de todos os microRNAs circulantes no sangue, um dos primeiros do tipo no Brasil.

 

“Novos biomarcadores para o câncer têm sido pesquisados, principalmente os que podem ser coletados do sangue ou outros fluidos do corpo de forma não invasiva. Essa técnica é conhecida como biópsia líquida e a detecção de moléculas que o tumor lança no sangue, por exemplo, como microRNA e DNA, pode esclarecer como o tumor está progredindo, como responderá a um certo tratamento ou ainda se voltará a crescer após um tratamento. Assim, as decisões médicas podem ser feitas de forma personalizada para cada paciente” explica a Professora Doralina do Amaral Rabello Ramos

 

O treinamento faz parte do projeto de pesquisa “Identificação de miRNAs circulantes em pacientes com câncer em cavidade oral e orofaringe”, desenvolvido pela doutoranda Anna Karolina de Carvalho Abreu. Com fomento da FAPDF, o projeto busca identificar uma assinatura de microRNAs que possa prever a resposta à radioterapia no sangue de pacientes do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

 

O estudo, que será publicado no ano que vem, faz parte da linha de pesquisa “Prospecção de marcadores moleculares para o câncer de cabeça e pescoço”, coordenada pela Professora Doralina do Amaral Rabello Ramos e financiada pela FAPDF. Foi também com recursos da Fundação que a equipe de pesquisadores adquiriu a plataforma de sequenciamento de nova geração para realizar os testes.

 

Equipe do projeto (da esq. para dir.): Profa. Andrea Barreto Motoyama; Prof. Doralina do Amaral Rabello Ramos; doutoranda Anna Karolina de Carvalho Abreu; mestrando Fábio Willian Martins da Silva; especialista em sequenciamento e representante da Thermo Fisher, respectivamente, Roberto Marques Ribeiro e o Thiago Malta

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000