Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/18 às 14h43 - Atualizado em 7/11/18 às 14h48

Coleta Seletiva: Você já fez a sua parte hoje?

Campanha interna visa a conscientização do correto descarte do lixo

 

Gestos simples podem trazer uma série de benefícios para você, para as gerações futuras, para o meio ambiente e para milhares de catadores. Basta você fazer a sua parte na hora de jogar o lixo fora. Acerte na lata e gere mais vida útil ao aterro sanitário, mais energia renovável, mais adubo, mais produtos recicláveis e mais renda para os catadores de lixo. Então, venha com a gente e viva numa Brasília mais limpa e consciente.

 

O primeiro passo começa com você. Na lixeira verde, você deve descartar os produtos que podem ser reciclados como papelão, plástico, isopor, metal e embalagens em geral. Já a lixeira cinza é para os resíduos orgânicos e rejeitos como restos de comida, borra de café, fralda descartável, papéis gordurosos, guardanapos usados, lixos de banheiro, entre outros rejeitos. Já a caixa azul é apenas para papéis. Não se esqueça: antes do descarte de embalagens, os restos de líquidos e alimentos precisam ser removidos e descartados na lixeira cinza. Caso contrário, os produtos que seriam reaproveitados não poderão mais ser reciclados.

 

Fácil, né? Essas pequenas atitudes são transformadoras, pois ajudam na preservação da natureza, além de trazer economia de água e energia e redução do descarte inadequado dos resíduos sólidos. Inclusive, um dos agravantes da degradação do meio ambiente é o destino final do lixo. Por isso, a coleta seletiva e a reciclagem são alternativas efetivas para redução do volume de resíduos que vai para os aterros sanitários e lixões.

 

E é também através da coleta seletiva que os catadores de lixo tiram o seu sustento. Com o material reciclado recolhido na cidade, eles podem ter uma melhor qualidade de vida, trabalho digno, mais renda e melhores condições de saúde.

 

Faça a sua parte, assim, todos ganham: os catadores, que recebem todos os recicláveis coletados; o meio ambiente; e você, que pratica a cidadania e vive em uma Brasília mais limpa e consciente.

 

Confira AQUI os horários da coleta seletiva no DF 

 

O que não pode ser descartado para reciclagem?

Pilhas e baterias; eletroeletrônicos; lâmpadas; pontas de cigarro; medicamentos; resíduos químicos; material de construção civil.

 

 

Veja como cuidar do lixo na sua casa:

 

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo de Brasília

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000