Quarta, 02 Agosto 2017

FAPDF investe R$5 milhões em pesquisas aplicadas no DF

Objetivo é estimular soluções para os problemas da região

Dois editais lançados em julho pela FAPDF vão subsidiar a elaboração de políticas públicas no Distrito Federal, e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), nas áreas de Meio Ambiente e Segurança Pública.

As inscrições para ambos editais estão abertas.

O Edital de Pesquisas Aplicadas ao Meio Ambiente (nº 06/2017) vai investir R$ 3 milhões para seleção de pesquisas para subsidiar políticas públicas climáticas, hídricas, territoriais e de resíduos sólidos.

Já o Edital de Segurança Pública (nº07/2017), no valor de R$ 2 milhões, vai selecionar propostas alinhadas aos eixos centrais da política Viva Brasília: segurança pública, justiça criminal e direitos humanos.

Além de fomentar a realização de estudos específicos sobre as temáticas, as pesquisas devem ser aplicáveis em ações executadas pelos órgãos do DF.

Para o presidente da FAPDF, Wellington Almeida, os editais inauguram uma nova fase da Fundação que é a de combinar as pesquisas tradicionais com a lógica de aplicação, estimulando pesquisas voltadas para a solução de problemas da cidade. “Estamos conversando muito com as secretarias, construindo acordos de cooperação, identificando os problemas e traduzindo-os em linhas de pesquisa. O nosso objetivo é expandir essa lógica para outras áreas, desafiando os pesquisadores a pensar nossa cidade", explicou.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar do Edital, pesquisadores, gestores, técnicos e servidores que atuem nas áreas do conhecimento relacionadas às temáticas específicas de cada Edital.

PARA SABER MAIS
VOCÊ EST? AQUI: Início Comunicação Notícias FAPDF investe R$5 milhões em pesquisas aplicadas no DF