Quarta, 29 Novembro 2017

FAPDF implanta Sistema Eletrônico de Informações

SEI será implantado em todos os processos da Fundação

A partir de segunda-feira, a FAPDF passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que moderniza e simplifica a gestão de documentos e processos na Administração Pública. O SEI substitui a produção, o uso e a gestão de documentos em papel pelo meio eletrônico.

O SEI permite produzir, receber, assinar, editar, tramitar e armazenar documentos e processos de forma eletrônica. Esses documentos e processos podem ser acessados de forma simultânea pelos órgãos públicos e servidores públicos, devidamente cadastrados – mesmo que estejam distantes fisicamente uns dos outros –  e pelos cidadãos, por meio de acesso externo.

O acesso às informações em tempo real otimiza o fluxo documental, a produtividade e a agilidade na tomada de decisão, além de dar transparência  aos procedimentos.

A principal vantangem do SEI é a transparência dos atos públicos, praticidade, segurança, agilidade e maior eficiência no serviço público. Ao invés de pilhas de papéis que percorrem setores para análise e assinatura, os documentos são produzidos e ficam disponíveis para providências de forma eletrônica. Além de aumentar a transparência nos procedimentos, isso também reduz custos com estruturas, equipamentos, transporte e envio de documentos.

O uso do sistema também dispensa o uso do papel para produção de documentos, o que contribui com uma gestão mais sustentável. Até a implantação do SEI-GDF, o controle documental dos órgãos do governo era possível somente por meio do Sistema Integrado de Controle de Processos (Sicop), que possibilita apenas o registro e acompanhamento da tramitação de processos. Com o SEI-GDF os documentos são produzidos no próprio sistema. Alguns órgãos utilizam sistemas informatizados próprios de registro e controle de documentos, mas não há integração entre eles, o que gera dificuldade na recuperação, sobreposição e morosidade nos trabalhos.

O SEI-GDF foi instituído oficialmente no governo de Brasília com a publicação do Decreto nº 36.756, de setembro de 2015, que o estabelece como sistema oficial para a gestão de documentos e processos administrativos no governo. O Sistema foi criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é a ferramenta escolhida como solução de processo eletrônico no âmbito do Processo Eletrônico Nacional (PEN) – coordenado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) – que visa “construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos”.

VOCÊ EST? AQUI: Início Comunicação Notícias FAPDF implanta Sistema Eletrônico de Informações