Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/19 às 17h36 - Atualizado em 12/03/19 às 17h42

Conecta Mundi

Diretor-presidente da FAPDF, Alexandre André dos Santos, e embaixador brasileiro na Estônia, Roberto Colin, projetam parcerias durante I Conecta Mundi

Embaixador brasileiro na Estônia, Roberto Colin, participou, nesta terça-feira, 12 de março, da primeira edição do Conecta Mundi e falou a sobre experiência daquele país em governança eletrônica, inovação aplicada à educação e possibilidades de parceria entre os dois países para desenvolvimento do ecossistema de inovação no Brasil.

 

Ao final do evento, o diretor-presidente da FAPDF acordou com o embaixador a elaboração de três iniciativas voltadas para o DF: programa de bolsas; convênio entre universidades do DF e da Estônia e intercâmbio de professores. As ações beneficiarão o ecossistema de inovação do DF e abrirão novas oportunidade para estudantes e docentes.

 

Estônia – O país, integrante da União Europeia, é um case de sucesso conhecido mundialmente pela experiência exitosa com governo eletrônico, ciência, tecnologia e inovação aplicadas à educação e apoio a startups e empresas de base tecnológica como forma de consolidar o mercado de trabalho e a economia locais. Hoje, 15% do PIB da Estônia é gerado por startups: “elas são fundamentais para o desenvolvimento do país e o governo tem total interesse em apoiá-las, tanto que possui uma agência própria, a Startup Estonia, dedicada a apoiar e desenvolver esse tipo de iniciativa”, afirmou o embaixador.

 

De acordo com o Roberto Colin, o governo estoniano tem grande interesse em desenvolver parcerias com o Brasil, especialmente na área educacional, de pesquisa e inovação. Já há universidades da Estônia abertas a firmar parcerias e Colin colocou a embaixada brasileira na Estônia à disposição da FAPDF para elaboração das parcerias propostas e de outras possíveis ações conjuntas. “Hoje demos o primeiro passo para estreitar a relação entre Brasil e Estônia. A ideia é identificar parcerias potenciais, como aqui na FAPDF e nas universidades, e desenvolver ações conjuntas que beneficiarão a comunidade nos dois países”, concluiu o embaixador.

 

Conecta Mundi – O evento acontecerá mensalmente e contará com a participação de players internacionais do cenário da ciência, tecnologia e inovação para o compartilhamento de experiências e conhecimentos e identificação de possíveis parcerias e ações.

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo de Brasília

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000