Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/20 às 15h22 - Atualizado em 15/07/20 às 15h22

Conhecimento contra Covid-19

 

O Grupo de Patologia Molecular da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (LAC/FCE/UnB) vai oferecer o curso “Vigilância Sanitária em Tempos de Pandemia” a partir de 1º de agosto. As inscrições ficarão abertas no período de 25 de julho a 25 de setembro. 

 

Realizado com fomento da SECTI/FAPDF, o curso irá capacitar cidadãos para a compreensão do papel da Vigilância Sanitária como alicerce do Sistema Único de Saúde (SUS) e a sua participação na redução dos efeitos da pandemia de Covid-19. A iniciativa também é voltada para os profissionais da área e busca qualificar humanisticamente o profissional para ações em Vigilância Sanitária voltadas para o bem-estar da população. 

 

A coordenadora do projeto, Izabel Cristina Rodrigues da Silva (FCE/UnB), destaca a importância de ações de capacitação para cidadão e profissionais para a promoção da segurança em saúde e para o aprimoramento da atuação do Estado. “As ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária, com a egide que deriva das leis que as fundamentam, devem estar calcadas na segurança das mercadorias e serviços, para amenizar restrições impostas pelo sistema, e não tão somente na garantia do direito à saúde. Disseminar o conhecimento sobre a atuação da Vigilância Sanitária à população pode otimizar a atuação do Estado sobre os produtos e serviços regulados”, afirma. 

 

O curso online será ofertado até 1º de fevereiro de 2021 e as aulas gravadas e materiais serão acessados pela plataforma Aprender (https://aprender.unb.br/). O intuito é que os diversos atores envolvidos no combate à pandemia sejam capacitados a atuarem, efetivamente, como colaboradores da Vigilância Sanitária e disseminadores de conhecimento e informação. 

 

“Nosso objetivo é tornar acessível 0 conhecimento advindo de estudos, pesquisas e análises do sistema de vigilância sanitária, pois produtores, comerciantes, prestadores de serviços, profissionais de saúde, direito e educação, consumidores e indivíduos, entre outros atores, são corresponsáveis pelos interesses públicos do sistema de vigilância sanitária, que necessita agir por antecipação, englobando as várias parcelas, para a preservação, a proteção e a promoção da saúde coletiva”, ratifica Izabel Cristina.  

 

O projeto do curso foi apoiado pela SECTI/FAPDF por meio do Convênio 03/2020, que conta com R$ 30 milhões para apoiar projetos e ações de pesquisa, inovação e extensão destinadas ao combate do Covid-19. 

 

Além da professora coordenadora, a equipe do curso conta, ainda, com 31 docentes. Confira a relação completa aqui

 

Serviço:

Curso online “Vigilância Sanitária em tempos de pandemia”

Instituição promotora: Grupo de Patologia Molecular da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (LAC/FCE/UnB) 

Período de realização: 1º de agosto de 2020 a 1º de fevereiro de 2021

Inscrições: 25 de julho a 25 de setembro de 2020 pelo site www.patomolfce.com 

Vídeo apresentação: https://youtu.be/PjP3EZb_s5M 

Plataforma de realização do curso: https://aprender.unb.br/

 

 

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000