Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/21 às 19h06 - Atualizado em 11/05/21 às 19h07

Conselheira superior da FAPDF, Mercedes Bustamante é eleita para Academia Nacional de Ciências dos EUA

Considerada uma das maiores autoridades do país em estudos de mudanças climáticas, a professora do departamento de Ecologia da UnB Mercedes Bustamante representa a capital na Academia Nacional de Ciências dos EUA

 

Foto: Secom/UnB

A professora do departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB) Mercedes Bustamante, 57 anos, serve de exemplo e é destaque na capital federal e no mundo. Considerada uma das maiores autoridades do país em estudos de mudanças climáticas, fez história mais uma vez: foi eleita, no fim de abril, para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

 

Membro titular do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a cientista acredita que a nomeação é uma nova forma de incluir a ciência brasileira em discussões de nível nacional. “Permite participar de grupos de trabalho, discussões que envolvam a cooperação internacional ou temas de pesquisa que possam ser interessantes para os diferentes países”, acrescenta.

 

O diretor-presidente, Marco Antônio Costa Júnior, rendeu homenagens da FAPDF à conselheira pela conquista histórica. “Para a Fundação, é uma honra contar com uma cientista de tão elevado gabarito em nosso Conselho Superior, batalhando diariamente conosco pelo crescimento da nossa instituição, em defesa da ciência e pelo desenvolvimento tecnológico e inovador, não apenas da capital federal, como do Brasil”.

 

Referência em bioma do Cerrado, Mercedes está entre os 18 brasileiros mais citados, em 2020, no portal Web of Science, que divulga os nomes dos pesquisadores mais mencionados em trabalhos científicos no mundo. A professora apareceu na lista de um total de 6.389 pesquisadores, de mais de 60 países. A docente destacou-se pelo impacto crossfield de suas citações, ou seja, por ser muito citada em estudos de diversas áreas do conhecimento.

 

*Com informações do Correio Braziliense (acesse em: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/05/4923529-destaque-em-brasilia-e-no-mundo.html

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000