Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/19 às 17h45 - Atualizado em 25/09/19 às 17h45

FAPDF e CNPq firam parceria para apoiar projetos em CT&I

Nesta terça-feira (24/09), a FAPDF e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram um Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e de Inovação para atuar em parceria na aplicação de políticas estratégicas de governo voltadas para o apoio, o fomento e a realização de programas e projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

“Estamos muito felizes com a celebração dessa parceria e acreditamos que esse protocolo proporcionará um salto de qualidade muito grande na atuação da FAPDF no fomento à CT&I e na busca pela ativação do ecossistema de inovação do DF, para propiciar desenvolvimento sustentável e eficaz para a região, com a geração de mais oportunidades para a comunidade”, destacou a vice-presidente da FAPDF, Elisabete Lopes.

O presidente do CNPq, João Luiz de Azevedo, ratificou o potencial da parceria para o fomento à ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento do Distrito Federal. “Estamos muito felizes e poder participar desse projeto e apoiar a FAPDF na sua missão”, destacou o gestor.

O Protocolo, que tem validade de três anos com possibilidade de prorrogação automática por igual período, prevê uma série de ações, entre as quais a realização anual no DF da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; co-financiamento de propostas para promoção de Feiras de Ciências e Mostras Científicas; implementação de projetos conjuntos de P&D&I; intercâmbio de pesquisadores, cientistas e técnicos; organização de seminários científicos e tecnológicos e simpósios, além de outras formas de cooperação científica e tecnológica.

Também participaram do ato de assinatura do protocolo pelo CNPq a diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Adriana Tonini, e o diretor de Cooperação Institucional, Vilson Rosa.

Mulheres na ciência – Além dos representantes da FAPDF e do CNPq, a agenda contou com a participação da subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Mariana Meirelles, que representou a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli.  Ela destacou a importância de ações integradas como a cooperação entre as duas entidades para incentivar e fomentar o acesso de meninas e mulheres às Ciências Exatas e ampliar, assim, as oportunidades no mercado de trabalho para as mulheres do Distrito Federal.

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo de Brasília

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000