Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/07/19 às 17h01 - Atualizado em 30/07/19 às 17h18

FAPDF e Sema buscam soluções para desenvolvimento sustentável do DF

Foto: Ascom/FAPDF

 

Na manhã desta terça (30/7), presidente e vice-presidente da FAPDF, Alexandre Santos e Elisabete Lopes, reuniram-se com o secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho, e com a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) para discutir as possibilidades de atuação em parceria entre as instituições para o aprimoramento da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável do DF.

 

Na ocasião, a subsecretária de Gestão Ambiental e Territorial, Maria Sílvia Rossi, apresentou algumas ações e projetos da Sema voltados para o desenvolvimento do primeiro big data ambiental do país para subsidiar as políticas públicas e de desenvolvimento regional sustentável. Ela destacou a necessidade de ações como essa para ampliar a efetividade dos estudos e trabalhos desenvolvidos pelo órgão.

 

Durante a reunião também foi apresentado o projeto desenvolvimento pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Observatório das Dinâmicas Socioambientais (INCT Odisseia), pelos professores Carlos Hiroo Saito e Marcel Bursztyn. Já fomentado pela FAPDF, o projeto busca compreender os diferentes níveis das dinâmicas sociais e ecológicas em busca de soluções sustentáveis para adaptação nos diferentes biomas brasileiros. No DF, a atuação dos pesquisadores irá avaliar três temas: Segurança Hídrica e Vulnerabilidade Hidrossocial; Espaços verdes urbanos e padrões urbanos; Segurança Alimentar e Vulnerabilidade da Produção.

 

Apresentação INCT Odisseia (Foto: Ascom/FAPDF)

 

“A reunião de hoje foi muito simbólica pela aproximação que ela produziu entre academia, setores de governo e sociedade de maneira geral com vistas a um tema tão relevante quanto os impactos socioambientais e o desenvolvimento sustentável. A apresentação do INCT Odisseia, que é voltado para a questão das mudanças climáticas, foi muito interessante ao mostrar um projeto que incorporou a demanda pelo entendimento de como as mudanças climáticas estão se materializando aqui no DF e como podemos desenvolver estratégias de enfrentamento nesse contexto”, afirmou Alexandre Santos.

 

O secretário do Meio Ambiente também acredita no potencial do trabalho integrado e espera que as duas instituições possam evoluir juntas no desenvolvimento de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável no DF. “As pessoas, geralmente, não sentem os resultados da ciência. Essa nossa reunião de trabalho foi muito proveitosa e a apresentação do INCT demonstra um trabalho muito importante. Agora precisaremos estreitar o contato entre as equipes técnicas da FAPDF e da Seamb para alinhar as demandas e possíveis respostas, bem como avaliar a efetividade do estudo que está sendo desenvolvido pelo Instituto para a realidade de Brasília”, destacou Sarney Filho.

 

A reunião também contou com a participação subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos, Jair Vieira Tannús Júnior; da secretária executiva da Sema, Marília Marreco Cerqueira; da diretora executiva do Jardim Botânico de Brasília (JBB), Aline De Pieri; da diretora de Fitologia do JBB e membro titular do Conselho Superior da FAPDF, Priscila Oliveira Rosa; e do assessor especial da Presidência da FAPDF, Dionei Silva.

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo de Brasília

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000