Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/20 às 15h18 - Atualizado em 21/02/20 às 15h18

FAPDF participa Chamada Aquatic Pollutants 2020, promovida pelo Confap em parceria com a União Europeia

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, em parceria com a União Europeia, Water Joint Programming Initiative, JPI Oceans, e The Joint Programming Initiative on Antimicrobial Resistance (JPIAMR), disponibiliza a Chamada Aquatic Pollutants 2020.

 

A Chamada conta com a participação de 32 organizações de financiamento de 26 países, que juntas, somam cerca de 22 milhões de euros para apoiar projetos de pesquisa e inovação que estabeleçam abordagens integradas e intersetoriais para gerenciamento de riscos, combinando as áreas de pesquisa de contaminantes de interesses emergentes, patógenos e resistência antimicrobiana. Será considerado, todo o ciclo da água, desde a nascente até as bacias hidrográficas e eventualmente os oceanos.

 

Ainda existem grandes riscos associados à ocorrência de contaminantes emergentes, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em nossos corpos d’água e oceanos.  Para enfrentar esses desafios de maneira abrangente e desenvolver soluções multidisciplinares e práticas para o fornecimento de água potável segura e ambientes aquáticos saudáveis, esta Chamada Transnacional Conjunta visa fazer com que as comunidades de pesquisa nos setores de água doce, marinha e saúde trabalhem juntas e criem sinergias para abordagens conjuntas.

 

As propostas de pesquisa e inovação são convidadas a responder a pelo menos um dos seguintes temas: Medição – comportamento ambiental dos contaminantes de interesse emergente (CECs), patógenos e resistência antimicrobiana nos ecossistemas aquáticos;  Avaliação –  avaliação  de risco e gerenciamento dos CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos nos ecossistemas aquáticos (terrestre, costeiro e marinho) para a saúde humana e meio ambiente; Tomada de medidas – estratégias para reduzir os CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em ecossistemas aquáticos (terrestre, costeiro e marinho).

 

Até o momento aderiram à Chamada doze Fundações de Amparo à Pesquisa, são elas: FACEPE; FAPDF; FAPEAL; FAPEAM; FAPEG; FAPEMA; FAPEMIG; FAPERGS; FAPERJ; FAPES; FAPESC e FUNCAP.

 

Outras Fundações ainda podem aderir à Chamada.

 

Diretrizes Gerais – Chamada Aquatic Pollutants 2020

Instituições elegíveis:  instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas (sem fins lucrativos), instituições científicas, instituições de tecnologia e inovação, com sede nos estados brasileiros correspondentes às Fundações  de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras que participam da chamada.

Candidatos elegíveis: os candidatos devem ter doutorado ou grau equivalente e estar vinculados a uma instituição de pesquisa localizada nos estados brasileiros participantes da chamada, por meio de suas respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa; Possuir produção científica ou tecnológica avaliada por Currículo (Súmula Curricular).

Custos elegíveis: como regra geral, as Fundações de Amparo à Pesquisa financiam bolsas, mobilidade e subsídios, relacionados a projetos científicos, tecnológicos e de inovação. Os candidatos devem verificar as regras específicas de elegibilidade e as modalidades de financiamento, que devem ser definidas e divulgadas nos respectivos sites das FAPs participantes (Diretrizes para a chamada).

*As diretrizes gerais da Chamada descritas acima não correspondem às diretrizes de todas as Fundações participantes. Os candidatos devem verificar as diretrizes publicadas nos sites das respectivas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).

 

Cronograma – Chamada Aquatic Pollutants 2020:

  • Abertura da Chamada: 17 de fevereiro de 2020;
  • Prazo para pré-propostas: 16 de abril de 2020;
  • Convite para apresentação de propostas completas: junho 2020;
  • Prazo final para propostas completas: 14 de agosto de 2020;
  • Anúncio da decisão de financiamento: outubro de 2020;
  • Início dos projetos: dezembro de 2020 – março de 2020;
  • Término do projeto: 30 de junho de 2024.

 

Para saber mais sobre a Chamada Aquatic Pollutants 2020  (Clique Aqui)

Fonte: Confap

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000