Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/20 às 17h25 - Atualizado em 18/11/20 às 17h25

Iniciado 26º Congresso de Iniciação Científica de Brasília que acontece em edição virtual

Começaram nesta quinta-feira (17/11) o 26º Congresso de Iniciação Científica de Brasília e o 17º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. Este ano, os eventos acontecem em novo formato, totalmente virtual, e com algumas modificações na programação em virtude da pandemia de Covid-19.

 

A cerimônia de abertura aconteceu em forma de live transmitida pelos canais de Youtube da UnBTV e TV IFB e contou com a participação dos representantes das instituições organizadoras e de convidados ligados à pesquisa e à iniciação científica no DF. Entre participantes esteve a superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação da FAPDF, Renata Vianna.

 

“É uma honra participar desse evento, pois a iniciação científica é um dos maiores projetos da FAPDF. Nós temos essa missão de fomentar pesquisa e o nosso grande plano para 2021 é continuar dando prioridade a esse legado. O PIBIC que, acredito eu, seja o coração de todo estudante, por onde se inicia, é um programa que nós gostaríamos não só de manter mas de expandir. Este ano nós fomentamos R$ 5 milhões com 500 bolsas aprovadas e algumas instituições contempladas estão aqui representadas nesta mesa virtual hoje. Acreditamos que tão importante quanto fomentar é prestigiar a pesquisa em favor da sociedade”, destacou a superintendente. 

 

A gestora também ressaltou a importância da divulgação científica e da popularização da ciência: “eu tenho incentivado muito essa divulgação, embora esteja na Fundação há pouco tempo. Os eventos de divulgação de resultados são importantes, pois a pesquisa que se faz e fica guarda com o pesquisador não ajuda a sociedade. É preciso que esses resultados sejam aplicados socialmente, seja em que campo for. Temos que trabalhar para que os resultados e impactos das pesquisas sejam capazes de alcançar o corpo social a ponto de sensibilizar governos e instituições quanto à importância do desenvolvimento de bons trabalhos e programas científicos”.

 

Nova metodologia – Este ano, a participação dos estudantes foi viabilizada pela apresentação dos trabalhos gravados previamente em vídeos que serão disponibilizados no Youtube em página destinada ao Congresso de Iniciação Científica de 2020. O site já estará no ar desde ontem (17/11) e terá sua divulgação realizada pelas redes sociais do Programa de Iniciação Científica e da UnB (Instagram: @proicunb / @unb_oficial).

 

Mais informações também podem ser encontradas no site proic.unb.br

 

Confira a abertura na íntegra:

 

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000