Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/19 às 14h05 - Atualizado em 1/04/19 às 14h05

Inspiração internacional

Fotos: Ascom/FAPDF

Está em andamento na FAPDF o processo de atualização e modernização do planejamento estratégico da instituição. Como mais uma etapa desse processo estrutural, na manhã desta segunda-feira (1º/04), gestores da Fundação receberam o representante da área de inovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Rodrigo Narciso. Ele apresentou sete modelos de programas internacionais voltados para solução de demandas sociais e de governo por meio de fomento e incentivo em ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é utilizar a expertise desses modelos internacionais para aprimorar a atuação da FAPDF e transformá-la em um centro de referência na promoção da ciência, tecnologia e inovação como motor de desenvolvimento no Distrito Federal e no Brasil. Confira os programas apresentados:

Asker Wellfare Lab: consiste no levantamento 360° das necessidades da sociedade de maneira interdisciplinar para subsidiar a elaboração de plano integrado de investimento e ação. É um novo conceito de prestação de serviços centrado exclusivamente no cidadão, onde todos os serviços municipais relevantes, juntamente com parceiros externos – a Equipe de Investimentos – investem conjuntamente no bem-estar das pessoas. O laboratório adota uma mentalidade de investimento e trata os cidadãos como co-investidores (https://www.asker.kommune.no/om-asker-kommune/innovasjon-i-asker/innovasjonsprosjekter/asker-velferdslab/asker-welfare-lab/).

Innovative Solutions Canada: trata-se de um programa de investimento em novas soluções a partir de desafios lançados por órgãos e agências governamentais do Canadá. O programa é dedicado a apoiar a expansão e o crescimento de inovadores e empreendedores do Canadá fazendo com que o governo federal atue como um primeiro cliente. Vinte departamentos e agências federais participantes reservam parte do financiamento para apoiar a criação de soluções inovadoras por pequenas empresas canadenses (https://www.ic.gc.ca/eic/site/101.nsf/eng/home).

GovTech: iniciativa do governo de Portugal para premiar e apoiar produtos e serviços inovadores criados por startups que se enquadrem à solução de um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, numa resposta nacional aos desafios que se colocam em Portugal e no mundo. O governo procura protótipos funcionais (materializados) e originais que concretizem pelo menos um dos ODS constantes da Agenda 2030 das Nações Unidas e que demonstrem interesse relevante para a sua implementação, potencialmente, também em países em desenvolvimento (https://govtech.gov.pt/).

Innovative India: plataforma criada pelo governo indiano para compartilhamento de invenções e inovações. Trata-se de uma plataforma única para exibir, promover e reconhecer inovações que acontecem em todo o país. Cidadãos de todas as partes da Índia são elegíveis para compartilhar inovação na plataforma (https://innovate.mygov.in/).

In-Q-Tel: Empresa de venture capital sem fins lucrativos que investe em startups que tenham tecnologias que sirvam aos interesses da segurança nacional dos Estados Unidos (http://www.iqt.org).

SBA Office of Investment & Innovation – SBIR-STTR: O programa de Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas (SBIR) incentiva pequenas empresas domésticas a se envolverem em Pesquisa/Pesquisa e Desenvolvimento Federal (P&D) com potencial de comercialização. Através de um programa baseado em prêmios competitivos, a SBIR permite que pequenas empresas explorem seu potencial tecnológico e forneçam incentivo para lucrar com sua comercialização. Ao incluir pequenas empresas qualificadas na arena de P&D do país, a inovação de alta tecnologia é estimulada e os Estados Unidos ganham espírito empreendedor à medida que atende às suas necessidades específicas de pesquisa e desenvolvimento (https://www.sbir.gov/about/about-sbir).

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo de Brasília

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000