Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/21 às 17h45 - Atualizado em 8/03/21 às 17h45

Mulheres na ciência: necessidade de debate sobre papel feminino em carreiras científicas marca abertura de seminário da UnB

Começou hoje (08/03), às 16h30, o ll Seminário Mulheres na Ciência da Universidade de Brasília (UnB). A cerimônia de abertura celebrou o Dia Internacional da Mulher e contou com a participação da superintende de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPDF, Renata Vianna, que destacou a importância da presença de mulheres em cargos de liderança estratégica nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. 

 

“É muito importante termos mulheres em posições de liderança estratégica nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e o encorajamento de mulheres em profissões técnicas. Por isso, é com muita honra que a FAPDF apoia e participa desse encontro e parabeniza a todas as realizadoras deste seminário, assim como também aos homens que estão dando suporte a esta iniciativa, o que é igualmente importante. Essa parceria é o que configura um verdadeiro ambiente de isonomia e é por isso que seguimos lutando”, destacou Renata Vianna.

 

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, também participou da abertura e ressaltou a urgência do debate sobre o papel da mulher na ciência: “Iniciativas como este seminário são essenciais, pois temos que ainda considerar alguns números preocupantes como o que indica que dos pesquisadores com doutorado no Brasil, 40% são mulheres. Entre os detentores de bolsas de produtividade CNPQ, apenas 36% são mulheres e na história do Prêmio Nobel, apenas 5% dos vencedores são do sexo feminino. Então a realização desse tipo de evento é urgente porque precisamos discutir o papel da mulher nesse contexto.

 

A mesa de abertura contou, ainda, com a participação do diretor do Instituto de Exatas da UnB, Gladston Luiz da Silva; do chefe do Departamento de Matemática da UnB, Ricardo Ruviaro; e da representante do Comitê Organizador do Evento, Susanne Maciel.

 

O Seminário é online e transmitido pelo canal do Programa de Pós-graduação em Matemática da UnB no YouTube.

 

Serviço:

ll Seminário Mulheres na Ciência da Universidade de Brasília (UnB)

Data: 08 a 31 de março de 2021

Abertura: 08/03/21 – 16h30

Transmissão: canal do Programa de Pós-graduação em Matemática da UnB no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=QPVAlZ0a-7k)

Programação, inscrições e mais informações:

🔗 Site: http://bit.ly/3bgSeh0 

🤳 Instagram @mulheres_ciencia_unb

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000