Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/19 às 11h45 - Atualizado em 22/08/19 às 11h45

Parceria

Foi anunciado, nesta quinta-feira (22/8), durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece em São Paulo, o lançamento de uma chamada de propostas em parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo é criar oportunidades de pesquisa colaborativa entre pesquisadores das duas unidade da Federação em diversas áreas do conhecimento.
A primeira Chamada Conjunta FAPDF e FAPESP nº 01/2019 serà uma nova modalidade de Chamada para o desenvolvimento de pesquisas nas  áreas de Bioeconomia, Ciência de Dados, Energia, Aeroespacial e no tema Smart Cities.
Cada proposta deve ser composta por um único projeto de pesquisa preparado conjuntamente por ambos os proponentes. Serão alocados a esta Chamada um montante de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) e o valor máximo a ser solicitado para cada proposta será de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).
Outras parcerias – A FAPESP lançou, ainda, outras três chamadas de propostas em parcerias com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de Alagoas (FAPEAL), Amapá (FAPEAP) e Paraíba (FAPESQ).
As chamadas com as FAPs do Amapá, Alagoas e Distrito Federal, também anunciadas durante o Fórum do Confap em São Paulo, foram formalizadas no âmbito de um memorando de entendimento com o Conselho das FAPs, firmado em 9 de novembro de 2017.

As chamadas anunciadas em 22 de agosto estão disponíveis nos seguintes links:

 

FAPESP/FAPEAL: www.fapesp.br/13061 (data limite para submissão de propostas: 30/10/2019)

 

FAPESP/CONFAP/FAPEAP: www.fapesp.br/13108 (data limite para submissão de propostas: 28/10/2019)

 

FAPESP/ CONFAP/FAPDF:  http://www.fap.df.gov.br/chamadas-nacionais/ (data limite para submissão de propostas: 28/10/2019)

 

FAPESP/FAPESQ: www.fapesp.br/13109 (data limite para submissão de propostas: 28/10/2019)

 

Cada proposta deve ter um Pesquisador Responsável vinculado a instituições de pesquisa e universidades no Estado de São Paulo e um Pesquisador Responsável afiliado a instituições de Alagoas, Amapá, Distrito Federal ou Paraíba. As propostas aprovadas serão apoiadas por um período de 24 meses.

 

Os projetos devem ser formulados conjuntamente entre os parceiros, tendo por objetivo principal a contribuição para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nas respectivas UFs e no Brasil. Cada chamada estabelece um conjunto de áreas do conhecimento – abrangendo de agricultura a tecnologias digitais, passando por sustentabilidade, desenvolvimento urbano, saúde, entre outras – que deverá nortear as propostas.

 

*Com informações da Fapesp

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000