Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/19 às 16h18 - Atualizado em 19/09/19 às 16h18

Parque Tecnológico de Brasília ganha novo centro de inovação

Foto: Agência Brasília

 

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (19), o termo de cessão de uso de um dos blocos já construídos do parque tecnológico Biotic, na Granja do Torto. O espaço, de 1.682 metros quadrados, será ocupado pelo Banco de Brasília, que acaba de lançar o centro de inovação BRB Lab.

O objetivo é estimular o empreendedorismo voltado às novas tecnologias para desenvolver a economia do Distrito Federal. “O programa de inovação tecnológica do BRB é direcionado a transformar Brasília em um centro de atração e fixação de startup [empresa recém-criada, em fase de desenvolvimento, normalmente de base tecnológica], principalmente dos ramos de finanças, seguros e também no campo de governo”, explicou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O presidente da FAPDF destacou a importância da iniciativa para transformar o DF em polo produtor de inovação. “É uma iniciativa que vai fomentar ainda mais a nossa capacidade de transformar Brasília em um espaço de inovação. A FAPDF tem participação no projeto e é esse o nosso papel, pensar estratégias de fomento à ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Alexandre Santos.

Seleção de empresas

Nos planos do banco, o centro de inovação vai consumir cerca de R$ 15 milhões na primeira fase, que contará com a criação de um fundo de investimentos. “Vamos sediar, inicialmente, dez empresas a distância e outras cinco, dentro do parque tecnológico”, enumerou Costa.

Nos próximos dias, o BRB vai publicar um edital de seleção de empresas que possuam soluções para cinco eixos pré-estabelecidos: experiência do cliente, eficiência operacional, soluções para o governo, produtos de seguridade e meios de pagamento.

Como contrapartida, as instituições selecionadas terão acesso à infraestrutura física e tecnológica do centro de inovação, assessoria e consultoria do BRB (jurídica, financeira, contábil e de marketing) para desenvolver seus produtos, além da possibilidade de ofertas de suas eventuais soluções para clientes de todo o conglomerado do BRB e para os cidadãos do DF.

Desenvolvimento estimulado

“Estamos resgatando a Lei Orgânica do DF, que estabelece que um dos objetivos de Brasília precisa ser um polo de desenvolvimento tecnológico, ajustando nossa economia a novos tempos e transformando o BRB num parceiro prioritário do governo e de empresários que estão pensando em desenvolvimento tecnológico e digital”, detalhou o presidente do banco.

Durante o lançamento do programa de inovação do BRB, o diretor-presidente do parque tecnológico Biotic, Gustavo Dias, anunciou que a Terracap delimitou, nesta semana, o espaço destinado à Universidade Distrital. “Já colocaram os piquetes no local”, informou. “A área já está pronta. Quando o projeto for aprovado, lançaremos a licitação e a pedra fundamental da construção”.

A meta do governador Ibaneis Rocha é dar início às obras da nova universidade em tempo hábil. “Tenho esperanças de que no ano que vem a gente consiga efetivar a universidade, até porque a economia está melhorando, os recursos vão melhorar e então poderemos entregar a primeira universidade do DF”, avaliou.

Com informações da Agência Brasília

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo de Brasília

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000