Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/19 às 17h07 - Atualizado em 26/02/19 às 17h07

Planejamento integrativo

A FAPDF realizou, na tarde desta terça-feira (26), Oficina de Construção de Edital de Chamamento para Aceleradoras Startups. O evento acontece no Espaço Ideação do Sebrae Lab, no térreo do edifício sede da Fundação, localizado no Parque Tecnológico de Brasília, e conta com a participação de dirigentes e servidores da Fundação e representantes de instituições parceiras para discutir estratégias de ocupação do Parque Tecnológico de Brasília.

 

O diretor-presidente da FAPDF, Alexandre André dos Santos, destacou a importância do trabalho integrado para o desenvolvimento tecnológico do Parque e do Distrito Federal. “Nossa missão é pensar os grandes desafios do fomento à pesquisa e inovação, uma estratégia que passa pela capacidade de fazer isso de maneira coletiva para construir essa inteligência. O desenvolvimento desse ecossistema de inovação passa por isso, por entender que todos ganhamos mais atuando de forma colaborativa. Temos um importante caminho a trilhar a partir de tudo o que já foi feito nos últimos anos e, com a energia de todos, poderemos fazer um processo ainda mais vibrante”.

 

O superintendente Científico, Tecnológico e de Inovação, Alessandro França Dantas, ratificou o papel do Parque Tecnológico como uma espaço de referência em tecnologia, inovação e desenvolvimento: “As empresas e instituições que se instalarem aqui precisarão desempenhar o papel de irradiação dessa cultura inovadora e o nosso desafio é promover esse ecossistema”.

 

O diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da Biotic-SA, Hideraldo Luiz de Almeida, apresentou uma prospecção do plano de ocupação e estruturação física do Parque, cujo objetivo é “criar uma cidade viva em inovação”.  A Biotic-SA é uma subsidiária integral da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) criada para a implantação do Parque Tecnológico de Brasília.

 

Já o coordenador do Sebrae Lab, Ricardo Robson Moreira Gomes, registrou a importância da parceria com a FAPDF e a participação em eventos como a Oficina para sedimentar o objetivo do espaço. “Esse é o início de uma grande caminhada. Esse espaço é uma iniciativa pioneira, nós temos 20 Labs no país e esse do Distrito Federal é o maior e o único instalado em um parque tecnológico. Nossas premissas de atuação são a colaboração, o compartilhamento e a cocriação. É um espaço aberto ao público, à iniciativa privada e ao setor público e acreditamos que essa integração abre um grande leque de possibilidades para atender às necessidades da sociedade”.

 

Outra parceira representada na Oficina foi a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O subsecretário de Modernização e Tecnologia da SEEDF, Guilherme Matoso Macedo, falou sobre o projeto de criação de um HUB de inovação nas dependências da Fundação, iniciativa que deve ser ampliada para as regiões administrativas do DF, e da importância de atrair a comunidade escolar para dentro desses ambientes de inovação. “O projeto ainda está em fase embrionária, mas acreditamos que a ideia de aproximar o setor público, a comunidade escolar e os empreendedores é essencial para difundir a cultura inovadora e essa oficina é muito importante para enxergarmos como podemos atuar para o avanço desse e de outros projetos”.

 

Visita – Após a parte inicial da Oficina, os participantes participaram de uma visita pelas dependências do bloco A da FAPDF, onde serão instalados os espaços para desenvolvimento dos projetos resultantes das iniciativas estratégicas em parceria com outras instituições. A expedição foi guiada pelo superintendente da Unidade de Administração Geral (SUAG), Carlos Guilherme Reis.

 

Prática – Após a visita, teve início uma dinâmica, conduzida pelo responsável pelos Projetos Estratégicos da Anprotec, Carlos Eduardo Negrão Bizzotto. Na atividade prática, os participantes foram divididos em seis grupos que tinha como tarefa o desenvolvimento de um projeto de ocupação do Parque Tecnológico. As propostas foram apresentadas e debatidas por todos e serão, posteriormente avaliadas como potenciais iniciativas a serem aplicadas.

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo de Brasília

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000