Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/20 às 15h17 - Atualizado em 12/06/20 às 15h50

Programa Desafio DF

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-DF), lançou, esta semana, o edital do Programa Desafio DF (Edital 04/2020), voltado para a busca de soluções para demandas dos órgãos e instituições do governo do Distrito Federal (GDF). O Programa é uma ação de fomento à pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico e inovação (PD&I) com o intuito de atender a demanda pública apresentadas à Fundação por órgãos e instituições da Administração Pública Direta ou Indireta do Distrito Federal.

 

Para atender às problemáticas recebidas, serão realizadas chamadas específicas de seleção de projetos de PD&I, norteadas pelas diretrizes do Programa Desafio DF. A primeira delas já está no ar e contará com até R$ 8 milhões para selecionar projetos para a implementação de um Centro Integrado de Inteligência, Gestão e Respostas a Emergências Epidemiológicas para enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

 

A demanda foi apresentada pela Casa Civil diante da necessidade de melhoria na coordenação da atuação dos cerca de 37 mil profissionais da Secretaria de Saúde com as demais secretarias para atender a população do DF e em alguns casos da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride-DF). 

 

“Neste especial momento, será preciso fortalecer mecanismos de gestão e governança que atuem nesta direção. Esta ação promoverá melhores e mais eficientes ofertas de serviços, tanto na rede pública, como na rede privada (saúde suplementar). A Ride-DF é a terceira maior metrópole do Brasil, trazendo grandes desafios para a gestão pública na implantação das linhas de cuidado no atendimento à população”, explicou o subsecretário de Inovação da Casa Civil, Paulo Medeiro, no documento de oficialização da demanda.

 

Resultados esperados – A ideia é desenvolver um sistema integrado que ofereça ao DF a capacidade de planejar ações de controle de doenças, como estimar impactos das doenças e consequências frente à demanda de atendimento ambulatorial. O Centro também deverá ser capaz de estimar e planejar o comportamento da Covid-19 para auxiliar no planejamento de ações de saúde e de gerenciamento e relaxamento das medidas de isolamento. 

 

Com a implantação do Centro espera-se, também, aumentar a capacidade de gerenciamento institucional com base em evidências visando, entre outros objetivos, a redução de custo e a melhoria das entregas públicas, dando visibilidade a boas práticas, especialmente as relacionadas a comprar. 

 

A íntegra do Edital 04/2020 e da Chamada 001/2020 do Desafio DF estão disponíveis no site da FAPDF: http://www.fap.df.gov.br/editais-fapdf-2020/.

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000