Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/20 às 17h54 - Atualizado em 28/08/20 às 18h14

Qualidade de vida infantil

Aconteceu nesta sexta-feira (28/08) o lançamento do IMAPI-DF, uma ferramenta para monitoramento do cuidado integral às crianças do Distrito Federal. Essa versão do Índice Amigo da Primeira Infância (IMAPI) é específica para atender às necessidades do DF, com possibilidade de pesquisa de dados desmembrados por Regiões Administrativas (RAs). 

 

A versão completa da plataforma do IMAPI foi lançada no dia 4 junho de 2020. A ferramenta é resultado de um levantamento que mapeou os 5.570 municípios brasileiros quanto à oferta de serviços e políticas públicas em áreas essenciais para o desenvolvimento humano durante a primeira infância.

 

A subsecretária de Assistência Social do DF, Kariny Alves, participou do webinar e destacou que o Índice será uma ferramenta essencial para a atuação do órgão, para a criação e aprimoramento de políticas públicas e para o desenvolvimento regional como um todo. “Nossa atuação se baseia em proteção social, vigilância socioassistencial e defesa de direitos. O IMAPI tem grande relação com essa nossa função de vigilância que exige que conheçamos e tenhamos indicadores dentro do território para identificar as viabilidades de determinadas políticas e o que é preciso melhorar para desenvolver o território. O diferencial é que a plataforma traz dados das RAs e ter esses dados desagregados é extremamente positivo, pois no DF temos diferenças grandes entre essas regiões. O investimento na primeira infância retorna em desenvolvimento tanto das pessoas como das localidades”, afirmou a gestora. 

 

O desenvolvimento do IMAPI resulta de um projeto de pesquisa apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI-DF). Coordenado pela pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Muriel Gubert, o trabalho foi aprovado no edital “Grand Challenges Explorations – Brazil: Data Science Approaches to Improve Maternal and Child Health in Brazil”, promovido em parceria com a Bill & Melinda Gates Foundation a Bill & Melinda Gates Foundation e contou com o investimento de R$ 201.500,00.

 

A coordenadora científica da Superintendência Científica, Tecnológica e de Inovação (Cootec/Sucti), Regina Buani, representou a Fundação no webinário e falou sobre as possibilidades de chamadas e programas nacionais e internacionais para apoio de pesquisas no âmbito da SECTI/FAPDF e em parceria com outras instituições. “É um prazer para a FAP estar aqui e ficamos especialmente felizes em participar desse evento e ver um projeto financiado em parte pela Fundação conseguir dar resultados para o Brasil e, especialmente, para o DF, pois esse é o principal objetivo do GDF, trabalhar para que os recursos investidos em ciência, tecnologia e inovação sejam revertidos em benefícios para a população”, destacou Buani. 

 

“O Imapi subsidiará a tomada de decisão e a gestão de políticas públicas e os gestores poderão identificar as forças e fraquezas de seus municípios para agir com base em dados seguros e atuar para aprimorar as condições ofertadas para o desenvolvimento humano na primeira infância. É isso que queremos: ver gestores usando o Índice para desenvolver ações dedicadas à primeira infância e ao desenvolvimento humano nessa fase em todo o Brasil”, explica a pesquisadora Muriel Gubert, responsável pelo projeto que foi realizado em parceria pela UnB com a Universidade de Yale e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

A programação completa do webinar de lançamento do Índice contou com três paineis: Políticas com foco na Primeira Infância no Distrito Federal; O IMAPI-DF na visão do gestor: ajudando a monitora a Primeira Infância no Distrito Federal; Ciência de dados na Saúde: Investimento e disseminação de informação.

 

O vídeo completo do evento está disponível no canal do IMAPI no YouTube.

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000