Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/23 às 15h54 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

FAPDF participa do 1º Fórum Confap de 2023

COMPARTILHAR

 

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) esteve presente na primeira edição do Fórum Nacional Confap de 2023 que ocorreu em São Paulo. Realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o evento ocorreu da última quarta-feira (22) à sexta-feira (24) e contou com palestras, encontro de gestores de comunicação e premiação dos vencedores do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Visitas técnicas

 

No primeiro dia do Fórum (22), presidentes e representantes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) puderam realizadas visitas técnicas no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD); e a sede da Natura. O objetivo foi conhecer de perto os projetos de ciência e inovação dessas empresas.

 

O vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas, enfatiza o quanto é inspirador conhecer as infraestruturas de ponta do nosso País “É um orgulho e uma referência para a nossa Fundação, cuja missão é fomentar a pesquisa e a inovação da capital do país, conhecer as soluções inteligentes e tecnologias aplicadas nesses ambientes inovadores.”.

 

Encontro de Gestores de Comunicação

 

No período da tarde (22), a chefe da Assessoria de Comunicação da FAPDF, Júlia Garcia, participou do Encontro de Gestores de Comunicação das FAPs, realizado na sede da Fapesp. O encontro objetivou o estreitamento da colaboração entre os assessores de comunicação para o compartilhamento de experiências e ampliar as discussões sobre a chamada pública Amazônia +10.

 

A Iniciativa Amazônia +10 é um programa construído pelas Fundações de Amparo à Pesquisa signatárias que visa apoiar pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino, pesquisa e empresas, sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

 

Por parte da FAPDF, a chamada contou com R$500.000,00 para a primeira chamada e teve 3 propostas selecionadas em parcerias com outras FAPs: Integrando conhecimentos locais e ciência em busca de soluções para a restauração ecológica frente às mudanças climáticas na Amazônia mato-grossense, com a participação da pesquisadora Isabel Belloni Schmidt da Universidade de Brasília (UnB); Inov’Açaí – Co-construção de conhecimentos, inovações e políticas públicas para sustentabilidade da produção comunitária na Bioeconomia Amazônica, com a pesquisadora Janaína Deane de Abreu Sá Diniz da UnB; Environmental contaminants and multiple exposure risks in the Eastern Brazilian Amazon, com o pesquisador Carlos José Sousa Passos da UnB. Para ver todos os projetos selecionados, clique aqui.

 

Premiação

 

No segundo dia do Fórum (23) ocorreu a solenidade de abertura, que contou com autoridades políticas e representantes de instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação. O evento seguiu com palestras sobre o “Panorama da inovação no Brasil”, “Panorama do financiamento da pesquisa e da pós-graduação no país” e “Agências Internacionais de Apoio à CT&I: Novas Tendências”.  A transmissão ocorreu ao vivo e continua disponível no canal da Agência Fapesp (clique aqui).

 

No período da tarde, além de mesa-redonda e a apresentação do Projeto The Conversation Brasil, foi realizada a cerimônia do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I, e Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”.

 

 

A premiação contou com dois vencedores indicados pela FAPDF: a pesquisadora Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa, da UnB, na categoria Pesquisador Inovador – Inovação Para o Setor Empresarial e o pesquisador Renato Alves Borges, também da UnB, na categoria Pesquisador Inovador – Inovação Para o Setor Público. Para assistir a transmissão, clique aqui, e para ver a lista de todos os vencedores, clique aqui.

 

O Prêmio CONFAP de CT&I é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Eleição da Presidência do Confap

 

Na manhã de sexta-feira (24), os presidentes e representantes das 27 FAPs se reuniram na sede da FAPESP, durante o último dia de programação do 1º Fórum Nacional CONFAP em 2023, para a eleição da nova presidência e composição do Conselho Fiscal e das novas Diretorias Regionais do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), para o período de 2023 a 2025.

 

Reeleito por aclamação pelos representantes das FAPs, o professor Odir Antônio Dellagostin, atual presidente da FAPERGS (Rio Grande do Sul), seguirá na presidência do Conselho Nacional das FAPs para o segundo mandato, que será exercido no período de março de 2023 a março de 2025. Dellagostin atuará em conjunto com o novo vice-presidente do Conselho, eleito também por aclamação, o professor Márcio de Araújo Pereira, atual presidente da FUNDECT (Mato Grosso do Sul).

 

Após a eleição da nova presidência, os representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) elegeram os novos membros do Conselho Fiscal e das Diretorias Regionais do CONFAP, cujos mandatos coincidem com o período de gestão da nova presidência (2023-2025). As novas composições podem ser vistas no site do Confap (clique aqui).

 

Serviço

 

 

 

*Redação: Júlia Garcia

*Com informações do Confap

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000