Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/24 às 10h04 - Atualizado em 14/03/24 às 19h54

63º edição do Fórum CONSECTI & CONFAP celebra a força do trabalho colaborativo

COMPARTILHAR

Texto: Daniela Uejo/ASCOM-FAPDF

 

A Fundação Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) foi a anfitriã da sexagésima terceira edição do Fórum do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

 

 

“A gente precisa se empenhar e estruturar políticas de popularização da ciência, para que representantes do empreendedorismo também possam contribuir com a ciência e a tecnologia no país”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Leonardo Reismann.

 

 

O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior pontuou: “Brasília tem 63 anos e esta é a sexagésima edição do Fórum. Desejamos que os orçamentos das FAPs do país sejam bem executados a favor do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Brasília não é só a capital da política, aqui também se respira ciência, tecnologia e arte”.

 

 

“Estamos felizes pelo nível de diálogo no evento. Quanto melhor as relações entre as FAPs e os secretários de CT&I maior o sucesso”, afirmou o presidente do Consecti, Silvio Bulhões. O presidente também acrescentou que essa relação bem sucedida também está atrelada aos avanços da pesquisa nas Universidades e pelo apoio de empresas que fortalecem ainda mais as políticas de CT&I no país.

 

“Estamos dispostos a atuar de forma conjunta e colaborativa. Avançamos mais quando temos a participação de mais pesquisadores. Precisamos aprimorar e dar mais robustez a essas ações relações de parceria”, acrescentou o presidente do Confap, Odir Dellagostin.

 

 

“Temos que nos empenhar em transformar a CT&I em política de Estado, porque muitas ações levam tempo para ser entregues à sociedade. Neste momento é importante a composição do Consecti & Confap, que nos garante a continuidade das ações efetivas. Somos todos elos e componentes de um mesmo sistema. Precisamos fortalecer esta parceria”, declarou o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes.

 


 

Após a cerimônia de abertura, ocorreu a entrega dos troféus do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação “Johanna Döbereiner” e do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I.

 

Os contemplados desenvolveram ações criativas e eficientes para o desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I. Por consequência, potencializaram a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade.

 

 

Os prêmios foram de 1°, 2° e 3° lugares, nas categorias de Gestão e Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento do Ecossistema de C&T, Destaque Ciências da Vida,  Exatas e Humanas, além de Inovação para o Setor Empresarial e Setor Público, finalizando com a categoria Profissionais de Comunicação.

 

 

A 3ª edição do Prêmio CONFAP de CT&I contou com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Fotos: Marck Castro

 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000