Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/23 às 17h25 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

Empresa participante do Programa Start BSB se destaca no mundo dos negócios

COMPARTILHAR

 

 

A 11º colocada do programa Start BSB, U4Hero! vem dando o que falar. Com a proposta de revolucionar a forma como escolas acompanham o desenvolvimento global de seus alunos, a startup desenvolveu uma plataforma digital gamificada que apresenta dados e relatórios que apontam as habilidades socioemocionais que estão bem desenvolvidas e quais precisam ser fortalecidas entre os estudantes. Além de dar voz às emoções do aluno, a solução amplia a conexão educador-educando com menos desgaste físico e emocional para ambos.

 

Os fundadores da U4Hero! Tecnologia Socioemocional são educadores, programadores e desenvolvedores de jogos digitais educacionais. A solução é a primeira e única plataforma brasileira que aplica jogos digitais com função analítica para ajudar o educador a compreender como as diferentes emoções e sentimentos podem influenciar a convivência e o desempenho escolar de cada estudante.

 

De acordo com o CEO e Founder da edtech, Alysson Sanches, a ideia partiu de uma situação vivida dentro de casa: “A U4Hero foi fundada por mim, a partir de uma dor da minha filha, que começou a apresentar dificuldades com questões socioemocionais na escola, sem saber lidar com frustração, tristeza e competição. Como sou Diretor de Criação e Roteirista de Jogos digitais educacionais, comecei a improvisar histórias em que ela era a protagonista. Através das situações-problema que eu apresentava, ela dizia como se sentia. A partir disso foquei em buscar suporte de psicólogos, psicopedagogos e especialistas em educação socioemocional para validar diferentes hipóteses e, só após muitas pesquisas com esses profissionais validamos a ferramenta da U4Hero!”

 

O objetivo da plataforma é ajudar a desenvolver o ser humano como um todo, dando dados e ferramentas para os educadores com a missão de transformar as crianças de hoje em futuros adultos conscientes de si e capazes de lidar com os desafios do século XXI.

 

O Start BSB foi a porta de entrada para o reconhecimento da U4Hero em Brasília, algo que não é incomum de projetos fomentados pela FAPDF, segundo o Diretor-presidente da Fundação, Marco Antônio Costa Júnior “O motivo pelo qual investimos tanto em iniciativas como o Start BSB é justamente a vontade que temos de impulsionar a cultura de empreendedorismo inovador no DF e trazer soluções eficientes para as principais demandas regionais. Também pretendemos contribuir para a mudança da matriz de desenvolvimento, para a geração de recursos e ativos e para a fixação de empresas, investidores e recursos humanos qualificados na capital federal. Brasília tem um imenso potencial para inovação e para o empreendedorismo e nosso objetivo é posicioná-la como uma referência nessa área”.

 

Os frutos da participação da U4Hero no Start BSB já estão sendo vistos, “Obtivemos os primeiros reconhecimentos fora do Distrito Federal. Quando surgiu a oportunidade do Start BSB, nos esforçamos para sermos selecionados, pois o programa havia sido idealizado pela FAPDF e queríamos muito obter essa chancela pelas importantes iniciativas de pesquisa e inovação que a instituição apoia. Com o apoio do programa lançamos nossa ferramenta e estamos avançando rapidamente. A conquista mais recente é que fomos a única startup escolhida entre as 150 de todo o Brasil que se inscreveram para captar investimento junto ao FDC Angels – Fundo de investimento com foco em startups de impacto social criado por ex-alunos da Fundação Dom Cabral”, explica Sanches.

 

Mas não para por aí, “Permanecemos evoluindo, sempre atentos às demandas das escolas parceiras e conversando periodicamente com pesquisadores que nos ajudam a aperfeiçoar nossa ferramenta. Nosso objetivo é levarmos a U4Hero! para o maior número possível de estudantes de escolas públicas e particulares para seguir cumprindo nossa missão, que é a de formar cidadãos líderes e conscientes.” Ressalta o CEO.

 

Mais sobre o Start BSB

 

O Start BSB é um programa de apoio a startups e projetos inovadores voltado para pessoas físicas, maiores de 18 anos e residentes no DF ou Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE). O programa conta com mais de R$ 5 milhões em recursos e, além de subvenção econômica, prevê aos projetos aprovados bolsas, capacitações e suporte para o desenvolvimento do negócio.

 

A iniciativa é promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e operado pela Fundação CERTI e tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo inovador na Capital Federal, além de acelerar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do DF e RIDE, atrair capital humano para a região e possibilitar o desenvolvimento e o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias.

 

Como funcionou?

 

Na primeira fase, os interessados apresentaram suas ideias de negócio destacando: (a) o problema que pretendem solucionar, (b) a solução proposta, (c) o diferencial inovador frente ao que já existe no mercado e (d) a equipe envolvida. Passaram para a segunda fase até 300 propostas, e os selecionados tiveram que elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio.

 

A terceira fase – pela qual passaram até 200 das propostas que ainda estavam em jogo – consistiu no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas foram oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor na jornada.

 

Para os que ficaram interessados em participar, não se preocupem: A segunda edição do Start BSB será lançada ainda este ano.

 

 

Redação: Letícia Coury

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000