Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/22 às 18h09 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

Equipe FAPDF visita exposição interativa no espaço SESI LAB nesta terça-feira (20)

COMPARTILHAR

O museu está com entrada gratuita durante o mês de dezembro e garante diversão e conhecimento para todas as idades

 

              Foto: Representantes da FAPDF no SESILAB / ASCOM FAPDF

 

Na manhã desta terça-feira (20) representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal puderam conhecer a exposição 100% interativa do SESI LAB, uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), cujo objetivo é oferecer uma experiência educativa, lúdica e cultural inédita, com uma programação multidisciplinar.

 

Acompanhados do Diretor de Inovação do SENAI-DF, Marco Secco, da gerente executiva de Cultura do SESI, Claudia Ramalho e da gerente de Desenvolvimento Industrial, Cândida Beatriz Oliveira; o Diretor-presidente Marco Antônio Costa Júnior e sua equipe receberam um tour de toda a mostra e puderam testar todos os ambientes disponíveis para visitação.

Situado na Esplanada dos Ministérios, próximo a importantes monumentos de Brasília, como o Museu Nacional, a Catedral e a Biblioteca, o SESI LAB tem sua localização diretamente relacionada ao propósito de ser um hub inédito de difusão democrática de conhecimento para uma audiência plural.

 

Sediado no antigo Touring Club, edifício tombado, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília, o local conta com quase 7.500 metros quadrados e foi revitalizado para ser totalmente sustentável. Além de abrigar um painel inédito de Athos Bulcão, a estrutura é composta por espaços colaborativos com equipamentos de última geração, tudo pensado para proporcionar uma experiência “mão na massa” tanto para os visitantes da exibição quanto para os interessados em utilizarem os ambientes para a criar seus próprios artefatos a fim de resolver questões cotidianas ou para se expressar. Para tanto, existem duas salas makers, sendo o espaço biomaker inédito no Brasil.

 

“É para todos os públicos”, enfatiza Claudia Ramalho, gerente executiva de Cultura do SESI. “É para quem aprende, quem ensina, quem quer passear, pesquisar, interagir. Pensamos no SESI LAB como um espaço democrático. É o nosso grande sonho: que diferentes públicos façam parte desta construção”, explica. Além disso, Claudia diz que a iniciativa veio como uma foram de a aproximar arte a ciência e a tecnologia das crianças do DF, aguçando a aprendizagem por meio da didática imersiva proporcionada pelo museu.

 

Para o Diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, “O espaço é uma grande iniciativa para Brasília pois promover o incentivo à ciência e tecnologia sobretudo dentre os mais jovens é fundamental. Nós como Fundação também percebemos essa importância e lançamos programas que visam apoiar estudantes de ensino médio em suas pesquisas, como o PIBIC Júnior e o PIBITI Júnior.”

 

Até então o museu tem sido um verdadeiro sucesso, de acordo com Cláudia foram mais de 25 mil visitantes desde a inauguração em 30 de novembro deste ano. Durante o mês de dezembro a entrada é gratuita, sendo que as cortesias devem ser retiradas pela internet antes da visitação. A partir de janeiro será cobrado um valor simbólico de vinte reais para ingressos inteiros e dez reais para meias entradas.

 

A parceria com o Exploratorium

 

A implementação do SESI LAB contou com assessoria técnica e curadoria do Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo, com mais de 40 anos de experiência, baseado em São Francisco, nos Estados Unidos (EUA).

 

O Exploratorium integra uma grande rede colaborativa de instituições museais e científicas no mundo e atrai um número expressivo de visitantes à sua sede a cada ano, sendo um dos principais pontos turísticos de São Francisco. A partir dele, diversos museus e centros de ciência no mundo passaram a trabalhar com interações do tipo “hands-on”, por meio das quais os visitantes interagem com equipamentos que demonstram, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais.

 

O que você vai encontrar no SESI LAB

 

A partir da definição de um tema anual, o visitante poderá percorrer exposições temporárias e permanentes, participar de festivais, seminários, workshops, oficinas, sessões de cinema gratuitas, dentre outros. Há ainda um anfiteatro externo para atividades culturais ao ar livre, uma loja e um café.

 

Atualmente está acontecendo uma exposição de longa duração com três galerias: Galeria Fenômenos no Mundo, Galeria Aprender Fazendo e Galeria Imaginando Futuros.

 

Na Galeria Fenômenos do Mundo o visitante entra em contato com diferentes fenômenos físicos, biológicos e culturais e é convidado a investigá-los e experimentá-los por meio de mais de 100 aparatos interativos.

Já na Galeria Aprender Fazendo, o público é incentivado a colocar a mão na massa para criar, imaginar e refletir sobre questões do cotidiano, na intenção de que ele se surpreenda com o movimento, a forma e o funcionamento das coisas.

 

Por fim, a Galeria Imaginando Futuros traz um exercício muito potente, capaz de estimular a reflexão sobre como nos relacionamos com o outro, com o nosso planeta, com as nossas próprias expectativas, além de possibilitar a criação de cenários para o amanhã. As experiências dessa galeria, que reúne matemática, ciências sociais e políticas, propõem diferentes questionamentos sobre o futuro, com o objetivo de ativar a criatividade, a empatia e a cooperação.

 

De acordo com Marco Secco, Diretor de Inovação do SENAI-DF, “Toda programação do SESI e do SENAI hoje é focada no conceito  de gerar a percepção da ciência e da tecnologia no contexto de vida e cotidiano. Esse ambiente lúdico foi uma

maneira de trazer o conhecimento de forma mais leve.”

 

O Programa Educativo-Cultural do museu é articulado em torno dos eixos de inovação, conhecimento, conexão e experiência e inclui desde atividades para famílias a happy hours com o objetivo de proporcionar o estabelecimento de conexões entre profissionais.

 

Serviço

 

SESI LAB – Centro de arte, ciência e tecnologia do SESI Nacional

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/78347/d/168454/s/1125504

Informações: www.sesilab.com.br

Horário de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira de 9:00 às 18:00, aos sábados, domingos e feriados de 10:00 às 19:00.

 

* Com informações de SESI LAB e FAPDF

 

Redação: Letícia Coury

 

 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000