Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/23 às 15h55 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

FAPDF fomenta em mais de R$1 milhão de reais no projeto de desenvolvimento do banco de imagens do Arquivo Público do DF

COMPARTILHAR

Em breve, estarão disponíveis ao público uma série de 1.445.463 fotos e 5.602 itens filmográficos que documentam Brasília e as atividades dos governos desde a fundação da cidade, em 1960. O acervo documental está disponível de forma física e analógica no Arquivo Público do Distrito Federal (ArqPDF) e será digitalizado. As fotos e vídeos estarão disponíveis em um software livre e gratuito denominado “AtoM – Acess to Memory”.

 

 

O projeto conta com mais de R$1 milhão de reais de recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal por meio do seu programa Desafio DF e é conduzido por uma equipe do Instituto Latinoamerica formada por 23 profissionais, entre eles historiadores, arquitetos, uma bióloga, uma museóloga, um profissional em Ciências Ambientais e um especialista em software voltado para descrições arquivísticas. A ideia é criar instrumentos de pesquisa que deem condições para que as fotografias e filmes sejam passíveis de pesquisa.

 

Vice-presidente da FAPDF em visita técnica ao projeto do Arquivo Público fomentado pela Fundação

“Com esse projeto, vemos a tríplice hélice em ação, um modelo de inovação sempre presente nos programas da FAPDF em que a academia, a indústria e o governo interagem para gerar desenvolvimento inovador. Foi pra isso que criamos o programa Desafio DF, para oportunizar a inovação no setor público ao mesmo tempo que geramos oportunidade à indústria e à academia de desenvolver essa inovação” diz Paulo Nicholas, vice-presidente da FAPDF.

 

Serão feitas a descrição e extração de informações de cada unidade fotográfica para responder às seguintes questões: Quem ou o que aparece na imagem (descrição ou nome das pessoas e/ou lugares); Qual lugar aparece na imagem (localização espacial e geográfica); Quando foi realizada a tomada (indicação de data, tempo cronológico ou ocasião, contexto histórico); Como são ou estão os principais elementos da imagem (complementação da descrição inicial feita do motivo principal da imagem); autor, além de outros elementos conforme a descrição arquivística assim o exige.

 

Superintendente do Arquivo Público, Adalberto Scigliano, apresentando o Arquivo Público ao Vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas.

Esta é uma iniciativa muito importante para a memória da cidade, explica o Superintendente do Arquivo Público do DF, Adalberto Scigliano “Estamos reunindo, graças ao investimento da FAPDF, a história do Distrito Federal que é tão valorizada por organizações do mundo inteiro que nos procuram. E neste momento, fazer com que nós tenhamos um repositório com informações detalhadas e imagens em alta definição, vai permitir com que Brasília e sua história seja perpetuada”.

 

Criado em março de 1985, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) tem a responsabilidade de planejar e coordenar o recolhimento de documentos produzidos e acumulados pelo Poder Executivo da capital brasileira, assim como de documentos privados de interesse público. Uma vez integrados ao acervo, o órgão tem a missão de preservar esse material com a intenção de colocá-los à disposição da sociedade, dentro da política de acessibilidade adotada pelo Governo do Distrito Federal.

 

*Redação e Fotografia: Júlia Garcia | FAPDF

*Com informações do Arquivo Público do DF

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000