Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/23 às 17h46 - Atualizado em 12/03/24 às 14h43

FAPDF participa do 5° Simpósio Internacional de Segurança

COMPARTILHAR

Presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, discursa durante o 5° Simpósio Internacional de Segurança, em Brasília

Lucíola Barbosa

 

  • A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) esteve presente, com stand, no 5º Simpósio Internacional de Segurança, ocorrido nos dias 31/5 e 1° de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Realizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), esta edição promoveu apresentações e debates sobre o que há de mais moderno no Brasil e no mundo em inteligência, inovação e tecnologia no combate à criminalidade. A FAPDF é um dos apoiadores do simpósio.No discurso de abertura, o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, ratificou a importância do simpósio e a parceria da fundação com a ADPF. “Tenho certeza que trará soluções tecnológicas”, avaliou. Segundo o presidente, “por meio da pesquisa, efetivamente, o país se tornará mais produtivo, além de inserir Brasília no âmbito da inteligência”.Marco Antônio fez questão de destacar sobre a manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal, lembrando que os recursos provenientes do Fundo, além de serem destinados à folha de pagamento das forças de segurança, também abrangem as áreas de Educação e Saúde. “Ou seja, vital para toda a população do Distrito Federal”.Já o presidente da ADPF, Luciano Leiro, falou a respeito da organização do simpósio, toda a complexidade e o objetivo do seminário, que trata sobre a tecnologia e como ela pode ajudar no dia a dia dentro da segurança pública.Além do presidente da FAPDF, estiveram presentes na abertura do evento o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Sandro Avelar, representando o governador Ibaneis Rocha; representando a Caixa Econômica Federal, Luciano Caixeta, e o presidente do grupo TechBiz, Giovani Thibau.

 

Especialistas

 

Cerca de 38 especialistas abordaram temas como soluções para segurança pública nas escolas, no combate aos crimes ambientais e na segurança de estádios de futebol. Entre eles, secretários de segurança, diretores da Polícia Federal e ex-integrantes da CIA e do FBI.Ao longo do dia, foram proferidas diversas palestras, com painéis simultâneos e variados temas, entre eles: Segurança Pública, Fronteiras, Inteligência Cibernética, Smart Cities, Sistema Penitenciário, Crimes Ambientais, Crimes Financeiros, Inovações Tecnológicas, Segurança nas escolas e Segurança nos estádios.Os participantes ainda puderam circular pela feira de exposição, com diversos stands de marcas já consolidadas no setor, visando soluções focadas em inovação, além de abrir espaço e oportunidades para networking, aprendizado e negócios.O evento teve o apoio da Polícia Federal, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, chefes de Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF.

 

Tech Night Summit

 

Na noite do dia 31/5, foi realizado o evento Tech Night Summit, abrangendo as questões humanas na era da tecnologia, com os palestrantes Camila Farani e Mário Sérgio Cortella (veja entrevista no site).

Com informações da organização do evento.

 

Ao centro, ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, (segundo, da esq. p/ dir.),e demais autoridades durante o evento no CICB

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000