Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/02/24 às 15h31 - Atualizado em 12/03/24 às 14h43

FAPDF recebe a Controladoria Geral do DF para alinhar e implementar estratégias de governança

COMPARTILHAR

Texto: Daniela Uejo/ASCOM FAPDF

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) se reuniu na manhã desta quinta-feira (29), com representantes da Subcontroladoria de Governança e Compliance da Controladoria-Geral do DF (CGDF) para tratar de assuntos relativos ao alinhamento e à implementação de governança e gestão de riscos no serviço público. 

 

 

O Subcontrolador de Governança e Compliance Interino da CGDF,  José Marco Rezende Andrade, apresentou informações sobre o tema que foram divulgadas por meio de decreto (Decreto nº 3,973 de 2019) para ampla aplicação nos órgãos públicos do GDF e ressaltou a importância de entendermos a diferença entre governança e gestão. 

 

“Precisamos fechar o conceito de governança e compreender sua importância no serviço público. Precisamos entender que a estratégia de execução e controle são objetos de gestão. Já a supervisão,  gestão de risco, planejamento estratégico, transparência e ouvidoria são relativas à governança”, explicou José Marco Rezende Andrade. 

 

 

Durante a reunião também foi falado sobre a desburocratização do serviço público e ponderada a importância de reuniões periódicas de gestão e de governança com objetivo de manter a transparência das ações ao público externo, com vistas à geração de resultados, melhor liderança, estratégia e controle de resultados.

 

 

“Entendemos que essa temática é importante e precisa ser esclarecida no sentido de separar o que é gestão e o que é governança. Nosso trabalho é alinhar os ideais desta Fundação com os do Governo do Distrito Federal (GDF)”, destacou o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior. 

 

 

O Coordenador da Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade da CGD, Robson Lopes da Gama Júnior, também contribuiu com a apresentação explicando aos gestores da FAPDF sobre a importância da gestão de risco na esfera pública. As falas do coordenador foram ao encontro da reunião ordinária do Comitê Interno de Governança da FAPDF, pauta da primeira parte deste encontro, em que foi discutida a preparação e execução do monitoramento de risco da Fundação para este ano.

 

“A importância disso é fornecer suporte, atuando como uma consultoria. Realizamos um diagnóstico, apresentamos uma nota técnica com as necessidades de melhoria, elaboramos um plano de ação em conjunto com o órgão, permitindo que desenvolvam e implementem as atividades necessárias para estabelecer a governança de maneira eficaz”, destacou Karina.

 

Participaram da reunião, o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior; o Subcontrolador de Governança e Compliance Interino da CGDF, José Marco Rezende Andrade; o Coordenador da Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF, Robson Lopes da Gama; a Superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação (SUCTI), Renata Vianna; o Chefe da Procuradoria  Jurídica  (Projur), Andrey Rank de Vasconcelos; o chefe da Unidade de Governança e Gestão (UGG), Felipe Santos; a chefe de Gabinete, Ludimila Gonçalves; a Diretora de Gestão da Administração (DGA),  Marcilene Bonfim Leitão Santana; a diretora de Gestão da Administração (DGA); o chefe da Assessoria de Comunicação (ASCOM), Douglas Silveira; a chefe da Unidade de Controle Interno e Gestão de Riscos (UCIGR), Lanna Cardoso; a superintendente da Superintendência da Unidade de Administração Geral (SUAG), Erika Mattos; Coordenadora da  Sugov, Anna Karina Vieira da Silva; Assessora da Sugov, Barbara Maciel Sidou Pimentel.

 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000