Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/23 às 15h01 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

Fiocruz e FAPDF apresentam startups selecionadas em Hackathona de transformação digital na saúde pública

COMPARTILHAR

Ocorre nesta terça-feira (07), o “Modelo inovador para acelerar a transformação digital no SUS”, nova modalidade de contratação de empresas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O projeto faz parte do convênio firmado entre Fiocruz Brasília e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e teve início em 2021 com a Hackatona “Inovação digital na atenção primária à saúde para o enfrentamento da Covid-19 e suas consequências” que se encaminha para sua terceira etapa, a de incorporação dos projetos à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

 

A Hackatona teve como objetivo o desenvolvimento de propostas que apresentaram soluções inovadoras de produtos, serviços e processos que oferecem à sociedade do Distrito Federal recursos digitais para o enfrentamento de crises sanitárias, além de acelerar a transformação digital no âmbito da saúde pública;

 

Ela foi dividida em três etapas, a primeira sendo a maratona de desenvolvimento das ideias, que ocorreu durante três dias em janeiro de 2022 e contou com mais de 70 inscritos e 16 equipes participantes. A segunda etapa contou com a incubação e desenvolvimento de protótipos das oito propostas selecionadas. A terceira etapa é a de incorporação das soluções na SES-DF, e serão divulgadas, durante o evento desta terça-feira (07), as empresas selecionadas para incubação no Colaboratório CTIS da Fiocruz Brasília.

 

Apesar de ter seu início durante a época da pandemia de Covid-19, as soluções vencedoras possuem aplicabilidade universal e escalável para o Sistema Único de Saúde (SUS). São aplicativos e soluções que visam automatizar cadastros, unificar sistemas, integrar dados e facilitar a comunicação entre usuários e profissionais do SUS.

 

O evento ocorre dia 7 de fevereiro, a partir das 16h, presencial no auditório externo da Fiocruz Brasília e com transmissão ao vivo pelo YouTube. A programação conta com a presença da Secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, professora Ana Estela Haddad e a Superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação da FAPDF, Dra. Renata Vianna.

 

Serviço:

Evento: “Modelo inovador para acelerar a transformação digital no SUS”

Data: 7 de fevereiro de 2023

Horário: 16h

Local: Auditório externo da Fiocruz Brasília

Transmissão online: Canal do Youtube da Fiocruz Brasília

 

*Com informações da Fiocruz Brasília

*Edição por Júlia Garcia

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000