Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/22 às 11h10 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

GDF incentiva projeto para transporte de material biológico por drone

COMPARTILHAR

O Programa DF Inovador, da FAP-DF, uniu Fiocruz e startups do Distrito Federal para a construção do protótipo que promete revolucionar o trabalho de pesquisadores

 

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), por meio do programa DF Inovador, em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen – DF), fomentou a proposta desenvolvida pela pesquisadora Izabela Gimenes (Fiocruz), em parceria com a startup H4andsLab. O edital concedeu ao projeto da Fiocruz Brasília um incentivo de R$ 50 mil para a construção de um protótipo de drone viável e funcional.

 

A ideia de se criar um drone para transportar material biológico surgiu com a dificuldade vivenciada por Izabela para realizar suas pesquisas. A pesquisadora conta que muitos trabalhos se tornavam inviáveis devido à distância do ponto de coleta até o laboratório, custo e dependência de transporte institucional. Para solucionar de forma prática essa questão, a pesquisadora da Fiocruz formou uma parceria com a startup H4andsLab, por intermédio do Programa DF Inovador, da FAPDF. O objetivo do programa é promover a inovação e transformação digital de organizações públicas e privadas do Distrito Federal e RIDE, unindo pesquisadores e startups para a criação de projetos que possam gerar melhorias para a sociedade.

 

O protótipo foi construído e testado sem material biológico e percorreu uma distância de 8 km em menos de 20 minutos, algo que demoraria 40 minutos se o trajeto fosse feito por transporte tradicional. Além disso, houve uma redução no custo do deslocamento em 28%. Ambas reduções são significativas e podem promover transformações no que diz respeito ao transporte de sangue e órgãos para transplante, como informa o CEO da H4nds, Luis Eduardo Ludgero.

 

A segunda fase dos testes será feita incorporando o trabalho da pesquisadora da UnB, Olga Machado, que transportará material biológico para realizar o estudo de vigilância genômica para monitoramento de casos de tuberculose associados à Covid-19. Caso o teste seja bem sucedido, o projeto seguirá para novas etapas.

 

 

Redação: Letícia Coury 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000