Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/21 às 14h24 - Atualizado em 5/08/21 às 14h24

Patrimônio cultural e desenvolvimento

Pesquisador analisa relação de investimentos do BID em preservação patrimonial na América Latina e geração de riquezas

 

Pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), George da Guia lançou o livro “Time is Money – O lugar do patrimônio cultural nas políticas de desenvolvimento do BID”. A publicação deriva da pesquisa “Spatial History Project”, realizada no Center of Spatial and Textual Analysis (CESTA) da Stanford University e a etapa das atividades de campo o estudo contou com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAPDF).

 

O livro apresenta os resultados de uma investigação analítica das ações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em projetos de preservação patrimonial cultural na América Latina, considerando como marco os anos 60. O projeto considerou conceitos de desenvolvimento urbano e patrimônio ampliados pelo interesse técnico, científico e intelectual a política pública em suas diversas interfaces que compreendem território, economia, cultura, sociedade e política. 

 

O trabalho de George da Guia é resultado da sua tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, defendida em 2018. A análise cruza duas linhas de interpretação: a crítica aos processos de revitalização, requalificação e reabilitação dentro das políticas de preservação do patrimônio cultural e a inserção das contradições da financeirização da riqueza.

 

O livro está à venda no site da editora.

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000