Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/24 às 15h59 - Atualizado em 24/04/24 às 9h47

PESQUISADOR INOVADOR

COMPARTILHAR

 

Poderão concorrer nesta categoria, pesquisadores(as) com título de doutorado há mais de 5 anos até a data do encerramento das inscrições, independentemente de haver prorrogação e, que ao longo de sua trajetória tenha gerado inovação para o setor produtivo ou para o setor público. Os (as) pesquisadores (as) indicados para esta categoria, deverão enquadrar-se em uma das subcategorias listadas. Em cada uma das subcategorias serão premiados (as) pesquisadores (as) que forem classificado(a)s em 1º, 2º e 3º lugar, das seguintes subcategorias: Inovação para o setor produtivo e Inovação para o setor público, com premiações de 8 mil, 4 mil e 2 mil  reais para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

 

Quem pode concorrer:  destina-se aos pesquisadores que tiveram pesquisas fomentadas pela FAPDF e prestado contas até 2023 e a mesma tenha sido aprovada, residentes no DF ou na RIDE e atuantes no Distrito Federal, que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento científico e tecnológico do Distrito Federal, visando ao bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.

 

Critérios: Os pesquisadores deverão ter título de doutor há mais de 5 cinco anos até a data do encerramento das inscrições, serem residentes no DF ou na RIDE e atuantes no Distrito Federal e possuírem vínculo empregatício ou funcional condizente com a modalidade em Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação pública – ICT, públicas ou privadas, Institutos Federais de Educação sediados no Distrito Federal, além de estar adimplente perante a FAPDF.

 

Inovação para o setor empresarial  – Inovação com pedido de patente, de registro de modelo de utilidade, de registro de software ou de indicação geográfica, no Brasil ou no exterior, relativos ao produto ou processo inovador e  tenham promovido transferência de tecnologia ou a criação de novas empresas/startups.

 

Inovação para o setor público  – Inovação que tenha gerado políticas públicas, otimizado processos ou fluxo, melhorado o desempenho organizacional do Estado, ampliado o acesso e direitos a bens públicos, democratizando a gestão conferindo maior transparência à administração pública ou contribuído para a solução de problemas existentes na esfera pública.

 

O vencedor desta categoria será automaticamente indicado ao Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Johanna Döbereiner, representando o Distrito Federal em âmbito nacional. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000