Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/23 às 15h03 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

PIC-CEUB: Pesquisadores são homenageados em cerimônia de premiação do programa fomentado pela FAPDF

COMPARTILHAR

 

Na manhã da última quarta-feira (22), a Fundação de Apoio do Distrito Federal (FAPDF) esteve presente na premiação dos estudantes que participaram e se destacaram dentro do Programa de Iniciação Científica do Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) no período correspondente aos anos de 2021 e 2022.

 

A solenidade contou com a presença do Coordenador de Tecnologia e Inovação da FAPDF, Prof. Gilmar Marques; da Pró- Reitora Acadêmica do CEUB, Prof.ª Lucia Maria Lopes; do Diretor Acadêmico do CEUB, Prof. Carlos Alberto da Cruz; da Assessora de Pós-Graduação e Pesquisa do CEUB, Prof.ª Fernanda Vinhaes de Lima e da Gestora dos Programas Institucionais PIBIC, PIBIC-AF e PIC-OBMEP do CNPq, Prof.ª Betina Stefanello Lima.

 

“A pesquisa impacta vidas, sem ela, principalmente a nível básico, nós não conheceríamos o vírus do COVID-19, por exemplo. Como o vírus já era conhecido, foi mais rápido produzir a vacina. Mas a pesquisa é mais do que isso, além de gerar melhoras significativas na vida da população, ela beneficia quem estuda, pois a mente do pesquisador é capaz de analisar e propor soluções de forma mais aguçada, diferentes do comum. Isso é um grande benefício para o mercado de trabalho, a cada dia as empresas estão buscando pessoas com a capacidade de trazer soluções inovadoras e o pensamento científico promove essas soluções.”

Ressaltou o Prof. Gilmar Marques na ocasião.

 

Os ganhadores da premiação foram divididos em três categorias: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências da Vida. Os vencedores de cada área receberam uma gratificação no valor de mil e quinhentos reais, além de serem reconhecidos pelos colegas e professores.

 

Na categoria Ciências Humanas o trabalho vencedor foi produzido pelas psicólogas Tatiana Freitas e Elisa Rabelo, e intitulado “Por que elas voltam?” Uma investigação sobre vivências e afetos de pessoas em situações de riscos, emergências e desastres.” Na pesquisa são abordados temas sensíveis dentro da psicologia ambiental e da política em um contexto de vulnerabilidade social.

 

Na categoria Ciências Exatas, o pesquisador vencedor foi o engenheiro elétrico Davi Mogrovejo, que estudou, produziu e testou um “Modelo de talher autorregulador para pacientes com Parkinson utilizando o micro controlador ATmega 328-P”. O trabalho possibilitou a criação de uma ferramenta que reconhece os tremores produzidos pela Doença de Parkinson e estabiliza o movimento, para que o paciente recupere sua autonomia na hora de se alimentar.

 

Na categoria Ciências da Vida, os ganhadores foram os estudantes de medicina Leonardo Joaquim e Victória Piantino, com a pesquisa para a “Validação do Protocolo 4-C Mortality Score na estratificação de risco da COVID-19 em pacientes internados em hospital do Distrito Federal.” O objetivo do trabalho foi validar um protocolo criado por cientistas ingleses para que ele pudesse ser usado no Brasil visando combater o vírus da COVID-19 em pacientes internados.

 

Mais sobre o PIC-CEUB

 

O Programa de Iniciação Científica ou PIC-CEUB, como é apelidado pelos estudantes, foi concebido para incentivar o desenvolvimento de pesquisas dentro do Instituição e o ingresso de alunos com alto rendimento acadêmico em projetos de pesquisas. A iniciativa é uma parceria entre a FAPDF, o CNPq e o CEUB e oferece modalidades com bolsas, voluntárias ou projetos com parceiros.

 

São oferecidas bolsas de até R$400,00 aos alunos ou um desconto de 25% no valor da mensalidade (não excedendo o valor máximo de R$ 465,00).

 

Os editais para o PIC-CEUB de 2023 já estão disponíveis e podem ser acessados em: https://www.uniceub.br/pic

 

 

*Com informações de CEUB

 

Redação e fotografia: Letícia Coury

 

 

 

 

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000