Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/22 às 11h59 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

Prêmio CAPES/Elsevier: instituições vencedoras serão conhecidas no dia 29/11

COMPARTILHAR
 A Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/ MEC), realiza a sexta edição do Prêmio CAPES – Elsevier, no dia 29 de novembro, a partir das 17h30, no Auditório do Espaço Anísio Teixeira (1º subsolo do Edifício CAPES – BN Quadra 2 Bloco L Lote 6, S/N, na região Asa Norte, em Brasília).
 
O reconhecimento consagra 13 instituições brasileiras de ensino e pesquisa que se destacaram pela excelência de sua produção científica e tem o intuito de enaltecer os esforços nacionais relativos à produção científica em seus aspectos mais relevantes mundialmente.
De acordo com dados da Elsevier, o Brasil ocupa o 14º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. Neste contexto, o prêmio homenageia as instituições que mais contribuem para o desenvolvimento científico nacional. Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta SciVal, da Elsevier, que oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações de todo o mundo.
A metodologia engloba diferentes combinações de indicadores para cada categoria, no período de 2017-2021 e norteia-se pelo manual “Research Metrics Guide Book” e contemplou mais de um indicador bibliométrico por categoria; são elas: 1) colaboração internacional; 2) colaboração universidade-empresa; 3) crescimento da produção científica; 4) produção científica de maior impacto; 5) contribuição para pesquisa de Covid-19; e 6) produção científica citada em políticas públicas. O objetivo também foi utilizar indicadores ponderados por disciplina, para garantir uma avaliação mais equilibrada. “É uma honra premiar e homenagear instituições de pesquisa que tanto contribuíram para o desenvolvimento científico do país, dando maior visibilidade mundial à produção científica brasileira”, afirma Ezequiel Farré, diretor Regional de Vendas da Elsevier para a América do Sul.
 
Sobre o Portal de Periódicos da CAPES
 
O Portal de Periódicos da CAPES é um dos maiores acervos científicos virtuais do mundoque reúne  e disponibiliza conhecimento científico de alta qualidade, assinado junto a editores e sociedades científicas internacionais para professores, pesquisadores, funcionários e alunos das instituições participantes. São mais de 40 mil títulos com texto completo, 74 bases referenciais, dez bases exclusivas para patentes, mais de 280 mil documentos eletrônicos, além de normas técnicas, enciclopédias, estatísticas e conteúdo audiovisual.
 
O Portal ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-CAPES, além dos  resumos de teses e dissertações defendidas no país desde 1987. Ele pode ser acessado no endereço: www.periodicos.capes.gov.br
A CAPES é uma Fundação, vinculada ao Ministério da Educação, responsável pelo sistema de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. A CAPES fomenta, avalia e regula a pós-graduação no país, estabelecendo critérios que norteiam as instituições de ensino e pesquisa na busca por um padrão de excelência. As políticas da Fundação são tomadas sempre após ampla consulta ao meio acadêmico por meio de órgãos colegiados e comissões de avaliação, formadas por pesquisadores qualificados, indicados pelos programas de pós-graduação e associações científicas.
 
Sobre a Editora Elsevier:
 
Como líder global em informações e análises, a Elsevier ajuda pesquisadores e profissionais de saúde a avançarem na ciência e melhorarem os resultados de saúde para o benefício da sociedade. Ela faz isso facilitando insights e tomadas de decisões críticas para clientes em todos os ecossistemas globais de pesquisa e saúde.
 
Em tudo que publicam, mantêm os mais altos padrões de qualidade e integridade e trazem esse mesmo rigor às soluções de análise de informações para os pesquisadores, os profissionais de saúde, as instituições e os financiadores.
A Elsevier emprega 8.700 pessoas em todo o mundo, apoia o trabalho de parceiros de pesquisa e saúde há mais de 140 anos.
Cresce a partir das próprias raízes na publicação, oferecendo conhecimento e análises valiosas que ajudam os usuários a fazer avanços e impulsionar o progresso social.
 Soluções digitais como ScienceDirect, Scopus, SciVal, ClinicalKey e Sherpath apoiam o gerenciamento estratégico de pesquisa, desempenho de P&D, suporte a decisões clínicas e educação em saúde. Pesquisadores e profissionais de saúde contam com mais de 2.700 periódicos digitalizados, incluindo The Lancet e Cell; são mais de 43 mil títulos de e-books; e obras de referência icônicas, como Gray’s Anatomy.
A Elsevier Foundation e o Conselho Consultivo de Inclusão e Diversidade trabalham em parceria com diversas partes interessadas para promover a inclusão e a diversidade na ciência, pesquisa e saúde nos países em desenvolvimento e em todo o mundo.
A Elsevier faz parte da RELX, um fornecedor global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais.
 
* Com informações de CAPES e Elsevier

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000