Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/24 às 16h23 - Atualizado em 9/05/24 às 13h50

Presidente da FAPDF participa do 6° Simpósio Internacional de Segurança

COMPARTILHAR

Tecnologia e inovação no combate à criminalidade. Na manhã desta quarta-feira (8) o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Marco Antônio Costa Júnior, participou da mesa de abertura do 6º Simpósio Internacional de Segurança, realizado na capital federal. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal– ADPF, em parceria com a FAPDF e comemora também os 80 anos da Polícia Federal (PF). O encontro contou também com a participação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, além de interlocutores da Polícia Federal e de outros setores públicos e privados do ecossistema da  Segurança do Brasil e do exterior. Ao todo, representantes de 17 países se conectaram remotamente ao encontro.

 

 

O Ministro da Justiça e Segurança Pública reafirmou que Segurança é um direito de todo cidadão. Citou o livro Leviatã, do teórico político e filósofo inglês, Thomas Hobbes, que coloca a segurança pública como a base do Estado. O primeiro direito estabelecido aos cidadãos na formação do Estado Moderno, ponderou Lewandowski.

 

Luciano Soares Leiro,  presidente da ADPF, lamentou a tragédia no Rio Grande do Sul. Um minuto de silêncio foi feito em respeito às vítimas das enchentes no estado. O presidente agradeceu ainda o apoio institucional dado pelo Ministério da Justiça para o Simpósio. “Este evento conseguiu trazer boa parte da segurança e inteligência do país, com autoridades brasileiras e internacionais. São mais de 17 países participando, reunindo o público e o privado. Agradeço também a nossa parceria com a FAPDF, que tem se destacado no fomento à  ciência e à tecnologia no Distrito Federal”, disse.

 

 

O 6º Simpósio Internacional de Segurança representa uma oportunidade única para se conectar com especialistas e autoridades no campo da segurança e inteligência.

 

“A atividade de justiça judiciária comprova, ou não, o ilícito penal. Percebemos a importância desta finalidade. O pacote de provas é entregue ao Sistema de Justiça para que possam desempenhar suas atividades no exercício penal. Nosso produto é tanto prova quanto elemento de acusação. O que vai definir a medida a ser empregada será a diligência”, disse o Vice-presidente da ADPF, Alan Dias Simões.

 

 

“Estamos alinhados com as diretrizes do governador do DF, Ibaneis Rocha, em transformar Brasília em uma Cidade Inteligente e humanizada. O fomento da FAPDF a programas é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas, baseadas em evidências, com foco no aprimoramento da segurança no Distrito Federal”, declarou o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

 

 

“É fundamental que a tecnologia seja utilizada para suprimir a carência de pessoal das forças de segurança pública. No Distrito Federal há o uso de tecnologias de monitoramento que podem interceptar um eventual agressor, evitando, por exemplo, um feminicídio. Apenas neste ano foram 47 interceptações feitas por meio da ferramenta da secretaria para evitar esse tipo de fatalidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF,  Sandro Avelar.

 

“A Polícia Federal está completando 80 anos. Devemos estar sujeitos ao novo, ao diferente. Inovar é estar sujeito aos riscos, mas também significa um potencial de crescimento imenso” disse Gustavo Paulo Leite de Souza, diretor-executivo da Polícia Federal, neste ato representando o diretor-geral da Polícia Federal.

 

 

O 6° Simpósio de Segurança Internacional acontece nos dias 8 e 9 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil Conjunto (CICB).  Na noite de hoje (8), a FAPDF apresenta o Tech Night Summit, talk show com o historiador Leandro Karnal.

 

 

Siga nossas Redes Sociais:

Instagram

Linkedin

Youtube

 

Texto: Daniela Uejo |Edição: Douglas Silveira

Fotos: ASCOM/FAPDF

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000