03/07/2025 às 14h28 - Atualizado em 03/07/2025 às 15h07

Física sem fronteiras: livro internacional reúne avanços em sistemas quânticos não estacionários

COMPARTILHAR

Com apoio da FAPDF, obra reúne estudos inéditos sobre o campo da física que investiga o comportamento de partículas em movimento acelerado ou sob variações no tempo

Capa do livro III International Workshop on Quantum Nonstationary Systems (III Workshop Internacional sobre Sistemas Quânticos Não Estacionários), que está disponível gratuitamente para leitura online.

Com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), acaba de ser lançado um livro que reúne estudos inéditos sobre sistemas quânticos não estacionários — um campo avançado da física que investiga o comportamento de partículas em movimento acelerado ou sob variações no tempo. A obra é resultado direto do trabalho de pesquisadores brasileiros e internacionais, que se reuniram para compartilhar descobertas recentes na área.

O livro, intitulado III International Workshop on Quantum Nonstationary Systems (III Workshop Internacional sobre Sistemas Quânticos Não Estacionários), traz oito capítulos escritos por especialistas de diversos países. Entre os temas abordados nos capítulos estão:

  • Efeito Casimir dinâmico: criação de fótons a partir do vácuo devido ao movimento acelerado de espelhos. É um fenômeno puramente quântico, sem explicação clássica.

  • Interação luz-matéria: análise das diferenças entre descrições clássica e quântica dessas interações.

  • Decoerência quântica: estudo de como efeitos quânticos se perdem à medida que sistemas se tornam maiores, conectando o mundo microscópico ao macroscópico.

  • Efeito Purcell: alteração da taxa de emissão de radiação de um átomo quando ele está próximo a superfícies como espelhos e cavidades.

  • Sistemas com perda de informação: investigação de como ambientes dissipativos influenciam a evolução de sistemas quânticos.

  • Ondas gravitacionais e decoerência: discussão sobre como grávitons (partículas hipotéticas da gravidade) poderiam causar perda de coerência em estados quânticos.

  • Tecnologias da segunda revolução quântica: capítulos voltados à computação quântica, criptografia e aplicações emergentes.

  • Sistemas optomecânicos e cavidades: temas que conectam experimentos de óptica com modelagens quânticas de campo.
     

Todo o conteúdo foi desenvolvido a partir das discussões realizadas durante a terceira edição do workshop internacional sobre o tema, que aconteceu em  agosto de 2024, no Centro Internacional de Física da Universidade de Brasília (CIF/UnB), com fomento da FAPDF, por meio do edital Movimenta (2024). O edital destinou a aplicação de recursos financeiros no valor global de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais)

Coordenado pelos físicos Alexandre Dodonov, da Universidade de Brasília (UnB), e Lucas Chibebe Céleri, da Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento contou com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior, incluindo países como Estados Unidos, Argentina, México, Alemanha e Singapura. Ao longo de cinco dias, especialistas em física teórica e experimental apresentaram estudos recentes e trocaram experiências em áreas como dinâmica quântica, termodinâmica de sistemas microscópicos e fenômenos induzidos por modulações externas

Professor Alexandre Dodonov, da Universidade de Brasília (UnB), exibe o livro de anais do III International Workshop on Quantum Nonstationary Systems (III Workshop Internacional sobre Sistemas Quânticos Não Estacionários). (Créditos: ASCOM/FAPDF)

Coordenador científico do projeto e um dos autores da obra, o professor Alexandre Dodonov destaca que a publicação amplia o alcance dos debates promovidos durante o encontro. “É uma forma de democratizar o conhecimento. Mesmo quem não esteve presente no evento pode acessar os conteúdos e entender melhor os avanços na física quântica”, afirma.

Além de Dodonov, também participaram da curadoria científica nomes de destaque internacional, como Enrique Solano (Alemanha), referência em computação quântica; Roberto M. Serra (UFABC), especialista em informação e termodinâmica quântica; e Andrei B. Klimov (México), estudioso dos fundamentos da teoria quântica. A publicação tem versões impressa e digital, com ISBN registrado, o que garante sua circulação e uso acadêmico em escala global.

O livro também marca simbolicamente os 100 anos da física quântica e reforça a vocação da UnB e do Distrito Federal como polos de pesquisa científica de ponta. Segundo Dodonov, o apoio da FAPDF foi essencial tanto para a realização do evento quanto para a viabilização da obra. 

“Sem esse suporte, seria impossível alcançar o nível de excelência que conseguimos. Desde a compra de equipamentos até o intercâmbio com cientistas de outros países, tudo depende desse tipo de investimento.”

Com linguagem técnica acessível a estudantes e pesquisadores da área, o livro é uma ferramenta de formação e atualização científica. Está disponível gratuitamente para leitura online, reforçando o compromisso dos organizadores com a ciência aberta e colaborativa.Para acessar o livro, clique AQUI.