15/03/24 às 11h59 - Atualizado em 15/03/24 às 12h09

Está aberto o edital para o Programa de Pós-graduação da FAPDF

Texto: Daniela Uejo/ASCOM-FAPDF

A nova seleção pública aberta pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF) quer conceder Bolsas stricto sensu – mestrado, doutorado e pós-doutorado. A seleção de propostas será destinada à concessão de Bolsas no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) nacional e internacional, a serem submetidas por Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, com sede e administração no Distrito Federal.

O objetivo da Chamada pública é contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, além de estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas atividades científicas, tecnológicas e de inovação do DF.

A seleção também tem o objetivo de apoiar os programas implementados pelas Instituições de Ensino Superior – IES, que possuam programas próprios e/ou daquelas que possuam convênios com as IES autorizadas/credenciadas pela CAPES.

“O propósito da FAPDF é que os bolsistas sejam amplamente orientados por pesquisadores qualificados, proporcionando uma aprendizagem técnica, que se utiliza de métodos eficientes de pesquisa, bem como propiciar um pensamento científico crítico, decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, beneficiando sobremaneira tanto estudantes quanto pesquisadores”, disse o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

A distribuição dos recursos financeiros dessa Chamada (Chamada1/2024, vinculada ao edital 03/24) será na proporção de 75% (setenta e cinco por cento) para as universidades públicas e 25% (vinte e cinco por cento) para as instituições privadas. As fases de Habilitação e Seleção serão analisadas em uma única etapa de avaliação. A habilitação será de caráter eliminatório, e consistirá na análise da documentação da proposta apresentada.

Para conferir os requisitos para a participação, além de demais critérios, basta acessar o edital por meio do link: https://www.fap.df.gov.br/editais-fapdf-2024/, em Programa de Pós-Graduação – PDPG (Edital 03/2024)