17/04/24 às 16h12 - Atualizado em 17/04/24 às 16h32

FAPDF participa da assinatura de ampliação do programa Reciclotech no Palácio do Buriti

A terceira edição do programa recebe investimento de 9 milhões de reais da FAPDF

A manhã desta quarta-feira foi dedicada à solenidade de ampliação do programa Reciclotech. O evento aconteceu no Salão Branco do Palácio do Buriti e contou com a presença do presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de diversas autoridades do GDF. O programa teve início em 2020, e desde então, conta com o fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Esta é a terceira edição do programa com investimento de 9 milhões de reais da FAPDF.

O Reciclotech atua em três grandes frentes de trabalho: a coleta e a reciclagem de lixo eletrônico; o recondicionamento e doação de computadores e a capacitação de jovens e adultos em cursos como  informática básica, manutenção de computadores e robótica. Antes, as atividades do programa se concentravam apenas na região do Gama. Mas nesta fase, ganha mais potência e investimento para atender todo o Distrito Federal, expandindo o trabalho para mais de 30 áreas, divididas em cinco macrorregiões. A meta é ampliar o número de pontos de entrega voluntária em todo o DF para otimizar ainda mais o sistema de logística reversa.

A primeira-dama, Mayara Noronha, reafirmou que o programa atua em três pilares: sustentabilidade e preservação do meio ambiente, capacitação para o mercado de trabalho e na transformação social. Finalizou citando o slogan do GDF: “Trabalhando para quem mais precisa”.

“Nós estamos mostrando que essa cidade tem que ser uma cidade diferente. As pessoas que moram aqui esperam isso de Brasília. Nossa intenção é trazer benefício direto para a população. Agradeço a  presença de todos esses meninos e meninas aqui. Agradeço à FAPDF que nos ajuda com programas maravilhosos”, disse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

“O Reciclotech transformou-se em uma política pública e a FAPDF se orgulha em participar desse programa desde o início. Nesta terceira edição, investimos  9 milhões de reais para a sua ampliação. O que vai ao encontro dos esforços do Governo do Distrito Federal na preservação do meio ambiente, na geração de emprego e renda e na formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho”, disse o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

Participaram do dispositivo de assinatura do termo de ampliação do programa Reciclotech o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; a vice-governadora do DF, Celina Leão; a primeira dama, Mayara Noronha; o secretário de Governo do GDF,  José Humberto Pires de Araújo; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman; o presidente da FAPDF; Marco Antônio Costa Júnior; o Deputado Federal, Fred Linhares e o Diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.

Paulo Nicholas, vice-presidente da FAPDF e Marco Antônio Costa Júnior

Texto: Daniela Uejo |Edição: Douglas Silveira