Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/24 às 10h12 - Atualizado em 22/04/24 às 11h42

FAPDF reúne pesquisadores para falar de Instrumentos de Fomento e Financiamento de CTI

COMPARTILHAR

Reunião temática distrital preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Troca de ideias e de experiências sobre Instrumentos de Fomento e Financiamento de CTI foram o centro da reunião preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que ocorreu na manhã desta quarta-feira (17), no Sebrae Lab, no  Parque Tecnológico de Brasília Biotic. Palestrantes com especialização no Brasil e no exterior contribuiram com o cenário de fomento à Ciência e à Tecnologia do Distrito Federal. 

 

 

A superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação, da FAPDF, Renata Vianna, iniciou o evento agradecendo aos presentes e palestrantes. Em seguida, o secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI-DF), Alexandre Villain, falou sobre a importância do ecossistema de tecnologia. 

 

 

“Temos a oportunidade de usar este evento como reflexão de como a FAPDF está atendendo às demandas locais. Queria parabenizar, inclusive, pois chegamos a quase 100% de execução. Também podemos trazer para a discussão distrital a questão do orçamento, atendimento de demandas específicas da localidade em relação ao Ministério do Meio Ambiente, CNPQ, FNDCT e outros. A reflexão é se o estado tem qualificado e mitigando desigualdades regionais. Vamos sair daqui mais maduros e unidos”, disse o secretário-executivo.

 

 

A primeira palestrante,  Maria Emília Walter, Dra. em Ciência da Computação, decana de Pesquisa e Inovação da UnB falou sobre Financiamento de CTI no Sistema de Ciência e Tecnologia no país. “Eu acredito muito em colaboração.  O GDF também precisa de união entre as suas secretarias e lançar temas que são de interesse público, estimulando a inovação por meio das tecnologias sociais,  no DF e no entorno”, disse. 

 

“A FAPDF tem sido esse elo para que tudo possa girar. Este ano vamos nos dedicar para que as hélices possam girar com mais constância e qualidade. O ambiente precisa ser seguro para consolidar a ciência e a tecnologia no Distrito Federal. Este ano também vamos nos conectar mais com o Sistema Produtivo no DF”, disse a superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação, da FAPDF, Renata Vianna. 

 

 

“Hoje está sendo um dia muito especial, é um grande momento para mim, representando aqui a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e construindo os indicadores de C&T no Brasil. As atividades de tecnologia precisam estar atentas às necessidades e infraestrutura da população. Não queremos que seja um mercado, queremos que tenha cultura e valores também. A sociedade e as questões do ser humano precisam ser levadas em consideração, de maneira efetiva para trazer o bem para a sociedade”, disse o prof. Kondo Edson Kenji Kondo,  Dr. em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard (EUA).

 

 

“A relação de 40 anos entre Universidades e empresas deu certo. As unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), criada  há 10 anos, mostrou resultados. Queremos um sistema nacional de CT&I forte, firme, robusto, mas isso exige garantia de recursos, com continuidade, com critérios claros, e para serem executados em curto, médio e longo prazos, seja por meio do [Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT] FNDCT e os recursos do tesouro, seja recursos nacionais ou recursos estaduais e distritais das FAPs”, disse a Profª Laila Espindola – Pós-doutora National Institute of Health – EUA e Profª Titular da UnB. 

 

O evento abriu espaço para a participação do público presente e também para o público que acompanhava a transmissão online.

 

 

A Profª Mercedes Bustamante, titular da UnB, do Departamento de Ecologia falou sobre a evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação no país. “Uma das preocupações é a evolução do processo de sistemas de bolsa de estudos, pois as bolsas não têm acompanhado o desenvolvimento da produção de pesquisadores. Há ainda desigualdades regionais e intraregionais. É necessário que pensemos em mecanismos para avançar nos objetivos e transformações necessárias”, disse Bustamante.

 

 

Desde novembro de 2023, várias conferências preparatórias têm ocorrido, abordando temas regionais, temáticos e livres. Os relatórios dessas conferências serão debatidos na Conferência Nacional, que está prevista para ocorrer em Brasília nos dias 4, 5 e 6 de junho e reunirá instituições de ensino, pesquisa, sociedade civil, setor empresarial e governo. 

 

Para assistir à reunião temática na íntegra, acesse o canal da FAPDF no Youtube clicando AQUI. 

 

 

Texto: Daniela Uejo |Edição: Douglas Silveira

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000