6/06/22 às 17h12 - Atualizado em 12/03/24 às 14h44

GDF promove ações de conscientização do meio ambiente

Representantes do governo realizam a abertura das atividades da Semana do Meio Ambiente no Palácio do Buriti

Nesta manhã de segunda-feira, 6 de julho, o Diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, se juntou a representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) para participar da abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente no Palácio do Buriti. A Semana tem como objetivo conscientizar a população e chamar atenção dos governos mundiais para implementar medidas de prevenção contra a degradação do meio ambiente.

Em maio de 1981 foi criada a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana do mês de junho, junto ao dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a proposta é instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e traz discursões sobre a preservação do patrimônio natural.

Dados da ONU apontam que a degradação da natureza comprometeu o bem-estar de 3,2 milhões de pessoas, cerca de 40% da Humanidade. Pesquisa feita sobre o desmatamento comprova que a cada três segundos, o mundo perde uma área florestal, que, segundo a ONU, é suficiente para cobrir um campo de futebol.

Por isso se fazem tão importantes ações de mobilização, conscientização e educação, como as que ocorrem nesta Semana do Meio Ambiente. De 06 a 10 de junho o Governo do Distrito Federal, oferece atividades como um Workshop com os agentes patrimoniais do GDF, para educar quanto aos problemas de descarte de lixo, fomento à economia circular e o desfazimento dos resíduos sólidos dos eletrônicos. Conta também com Palestras e oficianas no Planetário de Brasília e Mobilizações da Rodoviária.

A abertura contou com discursos de Sarney Filho, Secretário do Meio Ambiente, que ressaltou a importância do trabalho conjunto para ações, não só de prevenção, mas de restauração do Meio Ambiente.

Elisio Luz, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou em sua fala o maior projeto de sustentabilidade da América Latina, o Reciclotech, programa de descarte de lixo eletrônico do DF. O Projeto contou com R$ 3,2 milhões da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal em sua primeira fase, e mais R$ 3,5 milhões para a continuidade do programa este ano. De acordo com ele:

“Nosso programa é inspiração para outros Estados, com ele conseguimos reciclar e recuperar plásticos e equipamentos eletrônicos que são, por exemplo, transformados em fio para impressoras 3D”

Paco Britto, vice-governador do Distrito Federal, encerrou a abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente ressaltando o compromisso dessa gestão com o meio ambiente:

“Por determinação do nosso Governador, Ibaneis Rocha, estamos criando um caminho viável no âmbito econômico social, a partir execução da Contribuição Distritalmente Determinada (CDD) e da implantação de tecnologias no setor de transporte, resíduo e indústrias.”

A assinatura do decreto que prevê a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE), também marca a cerimônia. O novo decreto, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai institucionalizar o seu compromisso no âmbito do Acordo de Paris (2016), que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento da temperatura global. A Contribuição Distritalmente Determinada (CDD) prevê redução em 20% até o ano de 2025, e de 37,4% até 2030, ambas em relação ao ano de referência (2013).

A abertura contou com a participação do vice-governador do GDF, Paco Britto, os secretários de Meio Ambiente, Sarney Filho, e de Ciência Tecnologia e Inovação, Elisio Luz; os diretores-presidentes do SLU, Sílvio de Morais, da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, e do Zoológico de Brasília, Eleutéria Guerra, e os presidentes da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, da Companhia de Saneamento Ambiental, Pedro Cardoso, e do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão.

Para participar das atividades previstas para a semana acesse a programação completa aqui.