Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/24 às 18h38 - Atualizado em 23/04/24 às 9h35

Presidente e vice da FAPDF visitam o Planetário de Brasília, que completou 50 anos

COMPARTILHAR

Na tarde desta quarta-feira (17), o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, e o vice-presidente, Paulo Nicholas, visitaram o Planetário de Brasília Luiz Cruls, que comemorou no último mês meio século de existência. O local é administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF).

 

O único espaço do DF que possui o formato de disco voador, tem sido um importante vetor de educação e divulgação científica, oferecendo experiências educativas e imersivas sobre astronomia e ciências espaciais ao longo das décadas. Tudo de forma gratuita e para todas as idades.

 

Os traços modernistas do Planetário, projetados pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes, proporcionam uma conexão única com aspectos que vão além da percepção visual humana.

“Aqui os alunos têm a oportunidade de aprender mais sobre o universo nas sessões de projeção na cúpula. As imagens retratam curiosidades da Astronomia e detalham características de constelações e dos planetas do nosso Sistema Solar, que levam os visitantes a uma imersão espacial”, ressaltou o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

Ao final da visita, o presidente e o vice da FAPDF se enfrentaram numa disputa de lançamento de foguete de pressão feito com garrafas pet.

 

Em 2023, o Planetário recebeu mais de 90 mil visitantes, incluindo estudantes de escolas públicas e particulares. Além disso, o espaço atraiu visitantes de outros estados e até de outros países. Neste mês, recebeu a visita de uma instituição parceira da Embaixada da Rússia no Brasil que presenteou o local com um busto de Iuri Alexeievitch Gagarin, cosmonauta soviético que se se tornou o primeiro ser humano a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da espaçonave Vostok 1.

 

 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000