Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/24 às 14h29 - Atualizado em 4/04/24 às 16h44

Programa Bio Learning da FAPDF fomenta projetos de pesquisadores doutores em biotecnologia

COMPARTILHAR

 Texto: Daniela Uejo/ASCOM-FAPDF

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) abriu o Programa de Fomento Estratégico da linha de pesquisa: BIO Learning, com objetivo de acolher propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação,  para o desenvolvimento do ecossistema de saúde e meio ambiente do DF. A Chamada Pública (01/2024) está vinculada ao Edital (06/2024), com recebimento de submissões de pesquisadores doutores até o dia 06/05/2024.

 

Poderão participar do Programa bolsistas de produtividade, CNPq- níveis PQ 2, PQ 1 e DTI, com o intuito de desenvolver e fomentar o ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (PD&I) em grandes temas que afetam a sociedade local, gerando impacto global.

 

A Chamada Pública vai apoiar projetos que envolvam a pesquisa e ações alinhadas com o ecossistema de saúde em geral, projetos de pesquisa e ações na área de Bioinsumos para o segmento de saúde; projetos socioambientais, nas áreas de: a) meio ambiente, sustentabilidade, mudanças climáticas e saneamento ambiental (preferencialmente, voltado para o cerrado); b) energia de fontes renováveis (agro energia, solar, eólica e hidrogênio; c) Hidrogênio Verde (H2V) e suas aplicações; projetos de PD&I para inovação aberta no setor de saúde em geral e na área socioambiental.

 

“Nosso propósito é aliar biodiversidade com tecnologia e inovação, que é a base principal da bioeconomia. Ela estuda os sistemas biológicos e recursos naturais aliados à utilização de novas tecnologias, criando produtos e serviços mais sustentáveis. A bioeconomia está presente na produção de vacinas, enzimas industriais, novas variedades vegetais, biocombustíveis, cosméticos entre outros”, disse o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.

 

Segundo dados do Portal da Indústria do DF, o Brasil é detentor de cerca de 20% da biodiversidade do planeta, a maior do mundo, o que deve ser visto como um ativo econômico com muitas oportunidades de negócios.

 

Na edição 2023, o Bio Learning apoiou o estudo de pesquisadores da UnB sobre o larvicida que controla o Aedes aegypti

 

Arthur Ramos, Paula Correa, Laila Espíndola e Fabiana Almada desenvolvem pesquisas com o mosquito Aedes aegypti no Insetário da UnB. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

 

O projeto FAPDF Bio Learning está permitindo continuar o estudo de um extrato de planta ativo em larvas de Aedes aegypti. A escolha deste extrato para o desenvolvimento de um produto é oriunda de resultados de 6 anos de pesquisa. O objetivo é desenvolver um produto para o controle do mosquito, por meio da eliminação de suas larvas, e que não seja tóxico para os outros seres vivos, incluindo nós mesmos. Com conhecimento de todos os parâmetros químicos e biológicos adquiridos para produção deste extrato, agora, com o FAPDF Bio Learning, após algumas etapas no Laboratório de Farmacognosia/UnB, este extrato de planta torna-se a matéria-prima, que está sendo usada para odesenvolvimento das formulações larvicidas. Para o Distrito Federal esta pesquisa é essencial para controlar a epidemia de dengue, mas lembrando, que fazemos produto para o Brasil e o mundo. As arboviroses (dengue, Zika, chikungunya, febre amarela humana, dentre outras tantas)representa, em inúmeros países, um sério problema de saúde pública. A formulação a ser escolhida como produto final será de fácil manuseio, não só pelos agentes devigilância em saúde que precisam usar o produto em diferentes locais e quantidades; mas inclusive em pequenos sachês, para que as próprias pessoas possam usar dentro de casa, em caixa d’água, pratinhos de planta,reservatório de água em locais sem água potável/encanada, etc”, disse a professora titular da Universidade de Brasília, Laila Salmen Espindola.


O Programa Bio Learning 2024, segue aberto para receber novas propostas de pesquisadores até 06/05/2024. Para saber mais, acesse o link: 

https://www.fap.df.gov.br/editais-fapdf-2024/ 

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

FAPDF

Granja do Torto Lote 04, Parque Tecnológico Biotic Cep: 70.636-000